Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RODA DE CONVERSA

Hospital de Clínicas debate saúde mental, acolhimento e humanização

Alusivo à campanha nacionl Janeiro Branco, o evento visou sensibilizar os participantes para o cuidado coletivo e individual

Por Governo do Pará (SECOM)
16/01/2025 15h22

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) promoveu, na manhã desta quinta-feira (16), uma roda de conversa especial em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental. Realizado na clínica cirúrgica, o evento teve o objetivo de sensibilizar os participantes para o cuidado coletivo e individual da saúde mental, enfatizando a necessidade de promover ambientes mais acolhedores e humanizados nas unidades de atendimento.

Ao abordarem o tema "Saúde Mental para Todos", os participantes refletiram sobre como a saúde mental está diretamente ligada ao bem-estar diário, incluindo aspectos como relações sociais saudáveis, cuidado com o corpo e a mente, e enfrentamento das adversidades. Também foram enfatizadas a importância do acolhimento, especialmente em momentos de crise, o papel da emergência psiquiátrica e a relevância ao cuidado da saúde mental como prioridade.

Mente e corpo - Para Erica Brito, 41 anos, acompanhante de Tamara Lobato, moradora do bairro Mangueirão, em Belém, o momento foi de prevenção. “Às vezes, nós não queremos parar um pouco para escutar, para até mesmo nos socializar, aprender um pouco, dar mais valor às pequenas coisas e procurar tratar mais a nossa saúde mental, porque quando a nossa saúde mental está lesada, ela prejudica o nosso corpo físico", disse Erica.

Foram compartilhados exemplos práticos sobre como a humanização pode ser aplicada no cotidiano, como o envolvimento dos usuários na organização de grupos de apoio e a valorização das histórias de vida como parte fundamental do processo de cuidado.
Além disso, foi ressaltada a importância da rede de apoio – amigos, família e os próprios serviços de saúde – para fortalecer o cuidado e garantir que as pessoas tenham o suporte necessário para enfrentar desafios emocionais.

“Abordar a saúde mental não se refere somente à psiquiatria. Por exemplo, ela abrange a organização, a apropriação de condutas e de reflexões em termos em torno desse tema. Todos os temas das campanhas do Ministério da Saúde são importantes porque abrangem aspectos da saúde como um todo, e a saúde mental é um pilar da nossa qualidade de vida”, afirmou a psicóloga Patrícia Diniz.

Foram destacados ainda a conexão com a Política Nacional de Humanização (PNH) e o  conceito “O que fazer pela saúde mental agora e sempre”.

Para a coordenadora do Comitê de Humanização do HC , Enedina Campos, a atividade reforça a importância da saúde mental, “alinhando o cuidado com os princípios da Política Nacional de Humanização, e promovendo a participação ativa dos usuários no fortalecimento de seu bem-estar”.

Texto: Kelly Barros - Ascom/HC