Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Mais de 7 mil agentes participam do esquema de segurança do Círio 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/10/2015 19h36

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (6), o esquema da grande operação intitulada “Vá com Fé e em Segurança”, direcionada às atividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A entrevista ocorreu na sede da Segup.

A partir desta terça-feira, 7.817 mil agentes dos órgãos integrados de segurança iniciam o trabalho de policiamento preventivo e ostensivo para atender as programações da quadra nazarena. As forças de segurança atuarão, oficialmente, até o dia 27 deste mês, de acordo com a programação da Arquidiocese de Belém. O intuito é garantir a segurança dos fieis, promesseiros e turistas e manter a ordem pública e patrimonial.

O grande esquema de segurança será coordenado pela Segup e articulado com as Secretarias Adjuntas de Gestão Administrativa (Saga), de Gestão Operacional (Sago) e de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Em mais de uma hora de coletiva, o titular da Segup, Jeannot Jansen, e os gestores do sistema apresentaram algumas novidades, detalhadas na apresentação técnica, coordenada pelo titular da Sago, coronel Hilton Benigno. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Campos, e a delegada adjunta da Polícia Civil, Christiane Ferreira, estiveram presentes, juntamente com outros dirigentes da Segup e de órgãos integrados.

Cobertura – Um total de 4.667 policiais militares dará conta das atividades da quadra nazarena. Eles estarão em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém. Para atender as doze romarias, dentre elas a Trasladação e o Círio, serão mobilizados três mil policiais militares, além dos mais de 1,5 mil homens que atuarão durante o período de grande movimentação. A PM intensificará o monitoramento por câmera, via Centro Integrado de Operações (Ciop), e pelo trabalho de policiais do serviço de inteligência.

As ações da Segup serão direcionadas à intensa programação religiosa, com destaque para as doze romarias, entre as quais a Rodoviária, Fluvial, da Juventude, das Crianças, Transladação e Círio. As guarnições estarão atuando para garantir a segurança nas vias transversais do percurso das procissões, nas praças, igrejas e nos pontos turísticos, nas passarelas da BR-316, na preservação da corda e nos eventos culturais como Arrastão do Arraial do Pavulagem e Queima de Fogos.

Dentre as novidades apresentadas pela cúpula do Sistema de Segurança está a implantação de oito plataformas de observação, nas quais estarão policiais militares e bombeiros. “As plataformas servirão para visualizar melhor possíveis ocorrências, a movimentação dos romeiros, das festas e outros relacionados à programação do Círio. É uma inovação bem-vinda para que a sensação de segurança seja maior”, destacou Jeannot Jansen. Policiais e bombeiros estarão em posição privilegiada, e contam com equipamentos de comunicação para o contato com os agentes que estiverem em solo. A plataforma também servirá como ponto de referência de fácil visibilidade e sinalizada.

Vigilância – Entre as novidades da operação este ano está a interdição de vias próximas ao fluxo das procissões. Segundo o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a frota de carros na cidade cresce cerca de 30% a 40% durante o período do Círio. O departamento orienta os motoristas no sentido de evitar acidentes e alerta sobre o estacionamento proibido. Outra inovação é o uso de 26 câmeras do Ciop para vídeo monitoramento: 16 instaladas no trajeto e dez no entorno do percurso das romarias.

O Ciop também contará com dois agentes bilíngues (inglês e espanhol) para o atendimento a turistas estrangeiros, que poderão usar os números 911 (Estados Unidos) e 112 (Europa). Vinte cabines de atendimento vão funcionar para o serviço de urgência e emergência, o 190, que é 24 horas.

Ainda sobre os efetivos do Sistema, a Polícia Civil atuará com 215 homens, entre investigadores, escrivães e delegados. Já o Corpo de Bombeiros escalou 1.076 militares. O Detran e o CPC Renato Chaves terão, respectivamente, 160 agentes e 46 servidores. O trabalho do Grupamento Aéreo contará com 66 agentes, enquanto o Grupamento Fluvial mobilizará 90 entre policiais militares, civis e bombeiros.

A área de segurança do Estado vai alertar ainda sobre o cuidado no uso de celulares. Os policiais estarão atentos aos empurrões e esbarrões de pessoas com a pretensão de cometerem furtos. A Segup vai coibir também o uso de tesouras, estiletes e facas e demais materiais cortantes, como forma de prevenir acidentes e o corte da corda, o que pode gerar atraso ao final da procissão.

Aparato – Dezenas de motocicletas e veículos fazem parte da logística a ser empregada pela Segup. Dois helicópteros do Graesp e 16 embarcações do Gflu estarão a postos. Para Romaria Fluvial, 18 embarcações serão usadas pelo Grupamento Fluvial. Na trasladação serão 45 motocicletas, três veículos de combate a incêndio e cinco viaturas de resgate. Na procissão do Círio serão usados dois helicópteros, 13 viaturas e quatro viaturas de combate a incêndio. No total, 1.325 agentes estarão em ação na romaria principal.

Ainda na coletiva, jornalistas receberam ventarolas com oito dicas de segurança, dentre as quais o cuidado com os chamados “descuidistas” – pessoas com pretensão de praticar furtos e roubos. O objetivo na entrega do material é prevenir a ação delituosa e reforçar os cuidados que os promesseiros e turistas devem ter durante a Festa do Círio de Nazaré 2015.

O planejamento da Segup para a 223ª edição do Círio se iniciou em janeiro. Os bairros que não fazem parte da programação do Círio continuam recebendo policiamento ordinário, mas sem qualquer desfalque de contingente. As ações e operações contra a criminalidade na cidade permanecem inalteradas.

Inicialmente, a organização da Festa da Chiquita solicitou autorização para fazer o evento no domingo (11), mas na sexta-feira (2) os responsáveis pela programação, que ocorre na Praça da República, voltaram atrás e pediram que se mantivesse o sábado como dia da festa. Os órgãos de segurança já estavam mobilizados para atuar no domingo, e agora a secretaria aguarda o trâmite para a liberação do alvará.