Novo repositório de produções acadêmicas da Uepa dispõe publicações para público
Ferramenta reúne o Portal da Pós-Graduação, a Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Cursos, o Portal do Livro Aberto e o Portal de Periódicos
Nesta terça-feira,17, às 14h, será realizado o lançamento oficial do novo Repositório Institucional da Universidade do Estado do Pará (Riuepa). Ele funcionará como um repositório principal, constituído por outros quatro: o Portal da Pós-Graduação, a Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Cursos, o Portal do Livro Aberto e o Portal de Periódicos. Com a alocação desses repositórios em um único portal, as pessoas que buscarem as produções acadêmicas desenvolvidas nos cursos da instituição, poderão acessá-las de forma mais ágil.
A implantação do Riuepa foi aportada pela Editora da Uepa (Eduepa), em parceria com a Diretoria de Processamento de Dados (DSPD), por iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). No Portal da Pós-Graduação estarão concentradas todas as dissertações, teses, relatórios técnicos e monografias ou artigos científicos, oriundos de cursos de especialização.
O coordenador da Eduepa, Nilson Bezerra Neto, relata que os parâmetros do portal do livro aberto, bem como das outras duas bases foram elaborados na editora. “A infraestrutura informacional com relação à plataforma D-space foi provida pela Diretoria de Serviço de Processamento de Dados (DSPD). Já a elaboração dos metadados, para que as bases atendessem à realidade da Uepa, os testes de funcionamento e verificação de ajustes, foram feitos na Eduepa”, detalha Nilson.
Bases de dados com informações sistematizadas
A Biblioteca Digital de TCCs, vai reunir todos os trabalhos de conclusão de cursos de graduação e o Portal do Livro Aberto, que vai aportar todos os livros que a editora da Uepa publica, além dos livros dos docentes, que publicam em outras editoras e querem que o seu livro esteja disponível no Portal do Livro Aberto, uma plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Na avaliação da bibliotecária, Rosilene Oliveira da Rocha, coordenadora do Riuepa, “esses três repositórios têm uma importância enorme para a instituição, porque até então, a produção estava descentralizada na instituição, ou alguns tinham as suas produções disponíveis nos seus próprios sites, como no caso dos Programas de Pós-Graduação (PPG), ou tinham apenas versões impressas. Agora elas estarão publicizadas e disponíveis para toda a sociedade”.
O Portal de Periódicos, por sua vez, já existe há mais de 10 anos, vinculado à Eduepa e, com esse processo passou a integrar o Riuepa. Rosilene Rocha ressalta que o lançamento foi antecedido por fases importantes, como o estudo de caso, para sabermos a real necessidade da Uepa, seguida da estruturação dos metadados, que são os campos, também de acordo com a necessidade de cada uma dessas bases e, finalmente, o teste piloto.
Além de Rosilene e Nilson, a bibliotecária Selma Cristina Pereira de Oliveira, do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), também esteve diretamente envolvida nas atividades.
“No teste piloto, nós tivemos a oportunidade de fazer os ajustes finais para que cada um desses repositórios pudesse refletir a real necessidade de cada um dos públicos”, afirma Rosilene.