Governo condecora policiais militares que atuaram durante as enchentes no Rio Grande do Sul
Os 30 militares receberam do governador Helder Barbalho a Láurea do Mérito Excepcional, em reconhecimento à missão humanitária realizada no sul do Brasil
Governador Helder Barbalho, autoridades da área de segurança pública, parlamentares e PMs condecoradosO governador Helder Barbalho condecorou com a Láurea do Mérito Excepcional, nesta sexta-feira (13), os policiais militares enviados ao Rio Grande do Sul para atuação na segurança pública do Estado durante o período de cheias, no primeiro semestre deste ano. Os 30 policiais foram convocados para reforçar e intensificar as operações de policiamento preventivo e ostensivo.
Helder Barbalho ressaltou a importância do trabalho feito pelos policiais militares durante a missão, quando o Brasil se uniu para ajudar o povo gaúcho.
“Agradecer a cada colaborador que em mais um gesto de grandeza tem buscado honrar o nosso Estado, a sociedade paraense e, particularmente, mostrar ao Brasil o espírito de solidariedade que resultou na diminuição dos impactos e do sofrimento na tragédia sofrida pelo povo gaúcho. O Pará, que nunca faltou ao Brasil, esteve presente através de homens e mulheres do sistema de segurança pública, que atenderam ao chamamento e ali prestaram serviços de segurança e proteção”, ressaltou o governador.
O chefe do Executivo estadual também frisou o orgulho de condecorar os militares. “Hoje, com muito orgulho, entregamos esta honraria a cada um. E isso colabora para que, ao longo da história de vida de cada um, vocês possam lembrar que participaram de um dos capítulos mais desafiadores da história do Brasil. Os senhores poderão dizer aos filhos, aos netos, que vocês viveram este capítulo com solidariedade, compromisso e, acima de tudo, demonstrando que onde houver um chamamento a Polícia Militar do Pará estará para responder e colaborar”, assegurou o governador do Pará. Helder Barbalho ressaltou que os militares paraenses 'participaram de um dos capítulos mais desafiadores da história do Brasil'
Honraria - Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, a honraria é um reconhecimento ao importantes trabalho feito pelos policiais militares. “Essa é uma missão muito importante que a Polícia Militar do Pará pôde contribuir com o Estado do Rio Grande do Sul. Os nossos policiais foram muito elogiados pela tropa da Brigada Militar e conseguiram contribuir de maneira satisfatória, muito bem conceituados pela população gaúcha. E, agora, o governo do Estado está agraciando cada um com a Láurea do Mérito Excepcional, para que a população possa distinguir esses policiais que colaboram de maneira excepcional para a segurança da população”, disse o coronel Dilson Júnior.
O comandante-geral da PM ressaltou ainda que os investimentos realizados pelo Estado têm beneficiado, cada vez mais, a tropa paraense. “Nós estamos investindo na capacitação da nossa tropa, e isso demonstra que nossos policiais estão preparados para qualquer missão, das mais simples às mais complexas, não só no território paraense, mas em todo o país”, afirmou.
Major Douglas dos Santos: 'exercer o amor ao próximo''Dever cumprido' - Entre os militares condecorados está o major Douglas dos Santos, que está na PM há 17 anos. Foi a terceira vez que ele participou de uma missão deste porte, que incluiu recobrimento, segurança de abrigos, transporte de doações, entre outras ações. O major passou 100 dias no Rio Grande do Sul, onde percorreu mais de 10 cidades.
“Lá, nós atuamos em um período de inverno rigoroso, e tudo foi superado pelo sentimento de cumprir o nosso dever. Fizemos policiamento de recobrimento, segurança dos abrigos, de serviços afetados. Uma missão desafiadora. Sempre quis ser militar, e este serviço de estar ajudando as pessoas sempre me chamou atenção. Ali, eu pude exercer o amor ao próximo. Me sinto muito lisonjeado em receber esta medalha. Estou aqui representando minha família e o meu Estado”, disse o major Douglas, que integra o Comando de Policiamento da Capital I.
Soldado Vinicius Albuquerque: 'grande aprendizado'O soldado Vinicius Albuquerque, do Batalhão de Choque, está há quase três anos na Polícia Militar, e no Rio Grande participou de sua segunda grande missão. “Foi uma experiência de grande aprendizado, e eu me sinto honrado de ter participado da missão. O conhecimento é muito válido para a carreira militar, até porque eu estou representando não somente a Polícia Militar e o Batalhão de Choque, mas tenho um nome por trás disso, que é a minha família. O sentimento é de gratidão por poder ter ajudado tantas pessoas”, declarou.
Doações - Em abril deste ano, fortes chuvas provocaram enchentes no Rio Grande do Sul, atingindo mais de 1,4 milhão de pessoas.
O Pará e outros estados enviaram ajuda humanitária. Toneladas de donativos, principalmente água mineral, alimentos, itens de higiene, roupas e ração para animais, foram mandados para auxiliar no atendimento às vítimas. Todo esse material foi coletado em campanhas de doação mobilizadas pelo governo do Estado, envolvendo a estrutura das Usinas da Paz.
Além dos donativos, o Estado também enviou ajuda técnica, com uma equipe de bombeiros especializada em busca e salvamento, além de viaturas, botes e equipamentos de mergulho.