Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Iesp forma turma do Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar 2024

A formação visa aprimorar os conhecimentos técnicos, aliados às práticas de políticas públicas, por meio de ferramentas e análises das atividades policiais

Por Governo do Pará (SECOM)
13/12/2024 13h29

Gestores da área de segurança pública e concluintes do curso na solenidade realizada no auditório do TJPAO Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), vinculado a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou nesta sexta-feira (13) a solenidade de encerramento do Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar (CSPBM), com especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social.

A formação foi concluída por 67 agentes de segurança. A cerimônia ocorreu no auditório "Desembargadora Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos", no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), em Belém, e reuniu formandos, familiares e autoridades da área.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Luciano de Oliveira, destacou a importância do investimento em capacitação e qualificação dos agentes, visando à melhoria dos índices de segurança no Estado.

"Gostaria de parabenizar a todos os agentes que concluíram hoje mais uma etapa em sua capacitação. Essa busca pela melhoria de nosso serviço é fruto de ações de todos os órgãos que integram a segurança pública, com objetivo da entrega de melhores resultados ano após ano. Hoje é a vez de vocês assumirem a responsabilidade pela continuidade desse trabalho ao receberem o certificado e colocarem em prática tudo o que aprenderam ao longo desse período de formação", disse Luciano de Oliveira.

Aprimoramento - O Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar (CSPBM) tem como objetivo aprimorar as competências técnicas dos gestores de segurança pública, ampliando os conceitos teóricos e práticas de políticas públicas de forma estratégica, por meio de ferramentas adequadas para uma análise mais aprofundada dos recursos disponíveis para a atividade policial, visando proporcionar melhor atendimento aos cidadãos. O curso formou  67 policiais, sendo 60 homens e sete mulheres, dos quais 41 são agentes da Polícia Militar e 26 da Polícia Civil.

A formação, iniciada no dia 15 de abril deste ano, contou com carga horária de 470 horas, e encerrou suas atividades em 6 de dezembro.

Para o diretor do Iesp, coronel da Polícia Militar Walder Braga, a integração dos órgãos de segurança pública é importante no processo de formação de mais agentes públicos. "Concluímos hoje, com êxito, o curso de especialização em Gestão Estratégica e Defesa Social, que, por meio da interação dos órgãos de segurança pública, tem combatido e trabalhado na redução dos índices de violência do Estado, através do investimento na capacitação dos agentes, nossa maior missão nesses 25 anos recém-completados do Iesp. Agradecemos, de forma especial, ao apoio dos órgãos que integram a segurança pública do Estado, que atuam de forma coletiva na melhoria dos serviços prestados", ressaltou o coronel Walder Braga.

Desafios - Um dos formandos, o tenente-coronel Jorge André Seade, falou sobre o período de formação e das adversidades que a turma enfrentou em busca da ampliação de conhecimentos.

"É uma imensa satisfação poder concluir o curso, no qual, ao longo deste ano, enfrentamos diversos desafios, não só dentro, mas também fora da sala de aula, abdicando muitas vezes de estar com nossas famílias. Alguns de nós, vindos do interior do Estado, viemos em busca da capacitação que hoje nos qualifica a assumir o último posto, seja da Polícia Militar ou Civil, por meio do investimento do Estado, para que possamos, de forma estratégica, colocar em prática o conhecimento adquirido aqui em nossos postos de ação", reiterou o militar.

Texto: Rubens Alves, com supervisão de Walena Lopes - Ascom/Segup