Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Núcleo de Atendimento Educacional da Seduc realiza ação lúdica com crianças especiais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/10/2015 17h14

Crianças atendidas pelo Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Estudantes com Espectro Autista (NATEE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram, na manhã desta quarta-feira (7), de uma ação lúdica com direito a banho de piscina e sorteio de brindes, na sede do Sest Senat, na avenida Augusto Montenegro, em Belém.

A iniciativa acontece uma vez por mês e realiza atividades lúdicas e divertidas em diferentes espaços. Desta vez, 20 crianças participaram da programação.

De acordo com a coordenadora do NATEE, Anna Karen, a ação é um estímulo a interação de todos os atendidos. “O objetivo é fazer com que eles saiam do ambiente fechado e brinquem juntos, já que essa é uma das dificuldades enfrentadas por essas pessoas com autismo, a dificuldade de relacionamento”, disse a coordenadora.

Nice Carneiro, de 41 anos, tem um filho que é atendido pelo NATEE. Ela diz que o núcleo foi de grande ajuda para o desenvolvimento do filho Enzo. “Os profissionais sempre se esforçaram muito, meu filho vai para o núcleo e passa por dois setores durante o tempo que ele fica lá. O trabalho é de formiguinha, mas a gente percebe o desenvolvimento dele, a interação social. Os professores tiveram um papel fundamental para o desenvolvimento do Enzo”, reforçou Nice.

Educação especializada – A deficiência é caracterizada principalmente pela dificuldade acentuada em se relacionar com outras pessoas, pela linguagem limitada e por comportamentos estereotipados, que são ações corporais inusitadas, como movimentos nas mãos, por exemplo.

Porém, estes fatores são contornados pelos educadores, que buscam atividades específicas para identificar as potencialidades e, com isso, desenvolver as crianças. É o que enfatiza o professor especialista em educação especial Wilson de Moraes Franco. “Nós buscamos sempre identificar e desenvolver as habilidades. E trabalhamos para que as dificuldades sejam superadas”, declarou Wilson.

As crianças atendidas pelo Núcleo recebem atendimento especializado que visa não só a parte pedagógica, mas também desenvolver a linguagem por meio do Espaço da Linguagem, assim como os movimentos corporais que também são trabalhados no NATEE, por meio do atendimento de motricidade. Para isso, a Núcleo conta com psicopedagogos, professores especializados em educação especial e fonoaudiólogos. A média de atendimentos realizados é de 60 crianças, sendo que 40 desses atendimentos são feitos regularmente durante a semana.