Feira do Alimento Saudável promove trabalho do campo e incentiva alimentação natural nas escolas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu na manhã desta quinta-feira, 8, no auditório da sede do órgão estadual, a Feira do Alimento Saudável, uma das ações do projeto Saberes da Terra, que a Seduc desenvolve com o acompanhamento dos produtores dos assentamentos de Santa Bárbara e Mosqueiro e de associações de Benfica, Vigia e Ananindeua.
Com o tema “Educação do Campo e a Segurança Alimentar”, a feira é organizada pela Coordenadoria da Educação do Campo, das Águas e das Florestas (CECAF). Além da feira, a programação contou com o lançamento do projeto “Curta Poesia” da Coordenação de Ações Educativas Complementares (CAEC) e da Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN). “A participação da Curta Poesia é mostrar a importância do homem do campo que cultiva a terra e cuida do nosso solo para nos trazer uma alimentação rica e saudável”, destacou Rosângela Machado, responsável pelo projeto.
Além de negociar os produtos, a feira propõe a discussão sobre o uso de alimentos naturais e de boa procedência na alimentação das crianças nas escolas de todo o Estado. Segundo a técnica da CECAF, Kátia Garcez, a ideia é sensibilizar servidores, gestores e a comunidade escolar acerca da importância da inclusão de produtos orgânicos na merenda escolar. “Queremos que os gestores saibam mais sobre estes produtos e tentem inseri-los no cardápio das escolas e também tentem replicar o modelo de produção agrícola”, disse.
A agricultora Olinda Duarte, do município de Benevides, destaca a importância de uma boa alimentação para os estudantes. “Nossos estudantes merecem cada vez mais uma boa alimentação”, finalizou.