Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE E REFLEXÃO

Alunos de Escola de Ensino Técnico do Pará participam do 'Cinema em Movimento'

A Escola Professor Francisco das Chagas Ribeiro Azevedo, em Icoaraci, recebeu o projeto do Ministério da Cultura, com o documentário 'Vãnh gõ tõ Laklãnõ' e o longa 'Atravessa a Vida'

Por Governo do Pará (SECOM)
06/12/2024 14h48

O projeto usa o cinema para promover reflexões sobre temáticas sociaisA Escola de Ensino Técnico do Pará Professor Francisco das Chagas Ribeiro Azevedo (EETEPA), conhecida como Cacau, localizada no Distrito de Icoaraci, pertencente a Belém, recebeu nesta quinta-feira (5) o Projeto "Cinema em Movimento", que leva a sétima arte a instituições de ensino em todo o Brasil.

Ramon Rivera, coordenador do projeto em BelémCom o objetivo de fomentar a cultura, enriquecer as vivências dos estudantes e promover discussões sobre temas relevantes, a iniciativa exibiu, pela manhã e à tarde, filmes fora do circuito comercial para cerca de 90 alunos dos cursos técnicos de Design de Interiores, Informática e Meio Ambiente, complementando as atividades em sala de aula.

Entre as atrações, o documentário “Vãnh gõ tõ Laklãnõ” conta a história do povo indígena Laklãnõ/Xokleng, e o longa “Atravessa a Vida”, dirigido por João Jardim, aborda os desafios e dilemas de jovens em busca do ingresso no ensino superior gratuito. Ambos os filmes provocaram reflexões sobre temas como depressão, futuro, aborto e ditadura militar.

Laços com a comunidade - Para o aluno Carlos Eduardo Lopes, a experiência foi enriquecedora. “As exibições de filmes na escola ampliam meu conhecimento sobre temas importantes, e me ajudam a enxergar o mundo de novas maneiras. Esses debates fortalecem os laços entre os alunos e a comunidade escolar”, afirmou.

A estudante Emilly Miranda, do curso técnico em Design de Interiores, destacou como o cinema dialoga com sua formação profissional. “Os filmes me mostram como o design pode ser aplicado em diferentes áreas, inclusive no audiovisual. Isso amplia minha visão e me inspira a explorar novas possibilidades para transformar ambientes de forma inovadora e funcional”, ressaltou Emilly.

Temática social - O Projeto “Cinema em Movimento” é uma iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a produtora MPC Filmes, e ocorre simultaneamente em todo o Brasil, contemplando escolas e universidades.

De acordo com o coordenador do projeto em Belém, Ramon Rivera, a proposta é levar temas socialmente relevantes às instituições de ensino. “O cinema tem um imenso poder de transmitir informações e provocar reflexões, e é por isso que promovemos essa aproximação com o público jovem”, disse Ramon.

Na EETEPA Cacau, o projeto contou com a coordenação do professor Carlos Gonçalves, do curso Técnico em Design de Interiores, que reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Queremos conectar os estudantes a temas que contribuem para sua formação integral, indo além do aprendizado técnico. O audiovisual é uma ferramenta poderosa para desenvolver habilidades interpessoais, culturais e sociais”, afirmou o professor.

Texto: Carla Couto - Ascom/Sectet