Seduc e Instituto Ânima promovem workshop para profissionais pedagógicos
O workshop forneceu ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e promover um clima mais saudável nas escolas, bem como potencializar as práticas pedagógicas
Para iniciar um novo ciclo de aprendizado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ânima, realizou nesta terça-feira, 3, um workshop para os coordenadores e coordenadoras pedagógicos da rede estadual de ensino. O evento teve como tema central "Clima Escolar e Saúde Mental dos Professores", um assunto que é cada vez mais relevante no cenário educacional.
Para capacitar os profissionais da educação a lidarem com os desafios emocionais e psicológicos do dia a dia escolar, o workshop forneceu ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e promover um clima mais saudável nas escolas, bem como potencializar as práticas pedagógicas.
"Durante muito tempo as formações na nossa rede eram voltadas para docentes. Hoje você tem um público-alvo aqui, que são os coordenadores pedagógicos, também tão necessários quanto os professores que precisam de formação. Então esse momento é fundamental para o fortalecimento desse nosso time e eu tenho certeza que toda essa experiência que está sendo construída nesse curso vai chegar até a ponta, e é valorização dos nossos servidores", disse Mauro Tavares, coordenador da Educação Ambiental na Seduc.
"Esses encontros são excelentes para a gente aprender mais, porque quanto mais a gente estuda, mais a gente aprende para poder passar para nosso aluno. O professor não é só aquele professor de sala, ele tem que expandir o conhecimento que a gente aprende a passar através dos nossos alunos, e tudo que estamos vivenciando é uma troca de experiência que atualiza o nosso dia a dia", afirma Luzia Marilac, professora na Escola Francisco da Silva Nunes.
A iniciativa contou com a participação dos professores formadores Celso Francisco e Vinicius Fernandes, que conduziram discussões e reflexões sobre como o ambiente escolar pode impactar a saúde mental dos educadores, influenciando diretamente na qualidade do ensino e no bem-estar de todos os envolvidos no processo educativo. Também estiveram presentes Danilo Zajac, Coordenador do programa de pós-graduação em Educação Contemporânea e Letícia Simionato, gerente de Implementação do Instituto Ânima.
"O dia tá programado para justamente estimular a troca entre eles e é um estímulo que a gente gosta de promover, então é um momento muito importante para fazer a amarração do que foi colocado ali durante toda a trilha formativa desses cursistas e para a gente estimular o fortalecimento dos laços entre eles de experiências dentro da prática que desenvolvem em suas unidades", conta Letícia Simionato, gerente de Implementação do Instituto Ânima.
A ação reflete o compromisso da Seduc e do Instituto Ânima em fortalecer a formação continuada dos educadores e a importância do cuidado integral no ambiente escolar.