Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Trabalho integrado reduz número ocorrências no fim de semana do Círio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/10/2015 17h05

No balanço preliminar da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) sobre a Operação “Vá com fé e em segurança”, que se iniciou no dia 6 e vai até o dia 27 deste mês, foram registradas quedas significativas nas ocorrências de roubo e furto na área de influência da programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, no comparativo do fim de semana do Círio dos anos de 2014 e 2015, a redução geral dos índices de roubo foi de 73% e de furto, 54,55% na área de abrangência que reúne os bairros da Campina, Cidade Velha, Nazaré e Reduto. Na Cidade Velha, por exemplo, ano passado foram registrados 74 furtos entre a sexta-feira e domingo do Círio, enquanto em 2015, no mesmo bairro, foram 43 casos, variação negativa de 41,89%. Enquanto na Campina, em 2014, se registraram 25 roubos, este ano, no mesmo período, foram doze, queda de 52%.

“Reunimos desde o início do ano com os dirigentes do sistema a fim de termos sucesso nesse evento. As plataformas de observação instaladas ao longo da procissão ajudam na operação e no trabalho de policiamento voltado à segurança da população”, diz o titular da Segup, Jeannot Jansen. Oito plataformas de observação foram instaladas, quatro somente na Avenida Presidente Vargas.

Um total de 850 policiais militares foi destacado para o trabalho de proteção, isolamento, acompanhamento da corda, dispersão, patrulhamento e outras formas de prevenção no Círio. “Mostramos que temos capacidade de planejar e executar megaeventos. Vamos avaliar e verificar onde poderemos melhorar”, destacou o comandante da PM, coronel Roberto Campos. No domingo do Círio já era visível a grande frequência de público no Arraial de Nazaré, onde a PM mantém, diariamente, 130 homens no patrulhamento.

No sábado (10), a Polícia Civil iniciou as atividades da delegacia instalada no Parque de Diversões de Nazaré, onde é possível registrar boletins de ocorrência e obter orientações com presença de delegado, investigador e escrivão para atender as demandas. “A única situação que fugiu da normalidade foi da criança lesionada no parque, mas que a polícia já investiga para saber as causas. Fora isso, nosso trabalho foi tranquilo no fim de semana do Círio”, disse a delegada adjunta, Christiane Ferreira.

O atendimento das ocorrências policiais foi reforçado com plantão 24 horas na Seccional Urbana do Comércio, a partir de 18 horas da sexta-feira passada até a madrugada de segunda-feira, para registro de boletins de ocorrência e procedimento de flagrante.

Bombeiros – O Corpo de Bombeiros destacou 150 militares para a Trasladação e 266 para o Círio. Eles atuaram na prevenção de incêndios e no atendimento de emergência com macas, aparelhos extintores e contra incêndios, rádios de comunicações e viaturas. Cerca de 40 militares integraram as equipes de vistorias técnicas.

Ao todo, o Corpo de Bombeiros destacou mais de mil militares para toda a quadra nazarena. A ação preventiva se estende para o Parque de Diversões e Praça Santuário, que contam, diariamente, com a presença de 14 militares da corporação para neutralizar possíveis riscos à população e com o apoio das viaturas dos quartéis operacionais.

Entre as ocorrências relevantes, foi registrado, na manhã do Círio, um incidente com uma criança arremessada de um brinquedo do parque, imediatamente interditado pelos bombeiros. Horas depois foi feita nova vistoria e o brinquedo foi, então, liberado para uso. Os requisitos para o uso do brinquedo são a altura mínima de 1,4 metro. Ficou determinada a redução da velocidade em 30%.

Trânsito – O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) considerou o balanço inicial das atividades voltadas ao Círio como positivo. A instituição atuou com 160 agentes de fiscalização durante todas as procissões oficiais e está consolidando os números das ações desenvolvidas este ano.

“Foi um trabalho que exigiu muita paciência, habilidade e ponderação das equipes de trânsito”, frisa o coordenador de Operações do Detran, Walmero Costa. O planejamento das atividades foi feito de acordo com as características de cada procissão, entre elas a barreiras de contenção, desobstrução das vias e interdição na Transladação e Círio. A principal dificuldade, segundo a equipe de agentes, é convencer os romeiros que participam da Motoromaria a fazer uso de equipamentos importantes de segurança, como o capacete.

“A obstrução de algumas vias é temporária e bastante necessária, já que se trata de uma situação que envolve a segurança pública, que evita a ocorrência de atropelamentos e outros acidentes, por isso a população precisa entender que, muitas vezes, é preciso abrir mão do interesse individual em favor da coletividade”, disse o coordenador.