Na Policlínica Lago de Tucuruí, anjos e monstros classificam ações seguras na unidade
Atividade lúdica previne acidente do colaborador e garante segurança do paciente
O bem e o mal se digladiam em favor da segurança dos colaboradores e dos pacientes. Ao longo desta semana, ações de prevenção, alerta e cuidados, marcaram a rotina da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense. Uma dinâmica específica de perguntas e respostas em todos os setores da unidade do Governo do Estado, determinava o destino de cada pessoa: o céu ou o inferno. Mas, o que parece brincadeira, foi a forma encontrada para incentivar os profissionais a tomarem ainda mais medidas preventivas para impactar positivamente no atendimento dos usuários.
A ação Anjo da Segurança e Amostradinhos segue até sexta-feira (29), e simboliza a proteção e os cuidados necessários para um ambiente seguro. Essa abordagem lúdica ajudou a reforçar os temas de forma criativa e engajadora. "Quando um colaborador segue as instruções de segurança, automaticamente, ele e a equipe da unidade de saúde, garantem um atendimento mais assertivo e com menos riscos de acidentes ou qualquer tipo de intercorrência. E esse foi o principal objetivo de uma semana de palestras e dinâmicas. Motivar a todos a terem um ambiente mais seguro e saudável", observou Maria Cristina, gerente assistencial da Poli Lago de Tucuruí.
As atividades voltadas à conscientização sobre segurança, saúde e bem-estar, também destacaram palestras sobre o impacto das mudanças climáticas no ambiente de trabalho e a importância da saúde mental para o equilíbrio e a segurança.
"A ilustração organizada foi de extrema importância e muito criativa, pois nos permitiu uma autoanálise das nossas ações diárias. Acredito que as orientações como o uso dos EPIs (Equipamentos de segurança) e a importância de praticar exercícios físicos irão contribuir muito para a o dia a dia de cada colaborador, pois com isso teremos uma melhor qualidade de vida e um ambiente mais seguro", disse Sâmara Tavares, assistente de Recursos Humanos.
A ação do Anjo da Segurança e o Amostradinho despertou reflexões importantes de forma leve e acessível. "A conscientização sobre os temas abordados e a reflexão proporcionada pela ação contribuem diretamente para a segurança do paciente. A atenção ao bem-estar dos colaboradores, simbolizada pelo Anjo da Segurança, e a compreensão sobre riscos no ambiente, reforçada pelo Amostradinho, ajudam a criar um ambiente mais seguro e atencioso. Esses cuidados refletem diretamente na qualidade do atendimento e na proteção dos pacientes", acrescentou Nildilene Germana, coordenadora de apoio.
Responsabilidades - As dinâmicas também trazem reflexões sobre as responsabilidades de cada um dentro da unidade, e, sobretudo, no desenvolvimento do trabalho e na assistência do usuário. "Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) tivemos reflexões de que a prevenção de acidentes é responsabilidade de todos. Cada um pode agir como "anjos" para proteger as pessoas e garantir um ambiente seguro", detalhou João Kleber, assistente Administrativo.
Nesta reflexão, também foi evidenciada o famoso "Amostradinho, a Morte". "É um meme que faz todo mundo rir, mas com uma mensagem muito séria: a prevenção de acidentes. A dinâmica utilizou humor para destacar como pequenas atitudes podem evitar grandes riscos. Foi uma forma leve, mas impactante, de alertar para a importância do uso correto dos EPIs e a atenção constante no trabalho", acrescentou.
Serviço - A unidade é administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Roberta Paraense