Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES

Governo do Pará anuncia quebra de monopólio e mudanças na travessia fluvial do Camará

Medida prevê diversificação da operação com três empresas, retomada do controle dos portos pelo Estado e redução de tarifas

Por Rosivaldo Almeida (Artran)
23/01/2026 18h27

O Governo do Pará anunciou, nesta sexta-feira (23), uma mudança estrutural no sistema de travessia por ferry boat na região do Camará, que atende municípios do Marajó. A medida, que estabelece a quebra do monopólio na operação do transporte fluvial, foi definida em reunião com o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, parlamentares, prefeitos do Marajó, lideranças locais e representantes do governo na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran).

O governador Helder Barbalho destacou que a novidade beneficia principalmente os moradores de Salvaterra, Soure, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari. “Estamos quebrando o monopólio dos serviços de transporte fluvial, de balsas na região do Camará. A partir dos próximos dias, teremos a diversificação do transporte com a inclusão de outras empresas que passarão a operar o sistema”.

Com a nova medida, a travessia passará a contar, inicialmente, com três empresas. Além da atual, outras duas empresas irão atender com equipamentos pertencentes ao Estado, em regime de comodato. Outra mudança anunciada é a retomada do controle, pelo Estado, dos portos do Camará e de Icoaraci. “O Governo do Estado também assumirá a operação dos portos e irá, já na próxima segunda-feira (26), abrir o chamamento para que novas empresas, que queiram se habilitar com balsas modernas e novas, possam operar o sistema de transporte para essa população”, disse. 

Durante o anúncio, Helder Barbalho destacou que a decisão é fruto do diálogo com lideranças políticas e comunitárias e reafirmou o compromisso do Estado com a melhoria contínua do transporte fluvial no Marajó ao determinar que os valores das passagens de veículos e passageiros retornem aos patamares praticados antes do reajuste ocorrido em março de 2025.

“Na segunda-feira será publicado um decreto para a redução da tarifa para carretas, caminhões, motocicletas e todos aqueles que utilizam o sistema e, com isso, barateando o custo do transporte para ampliar os serviços e melhorar a qualidade com justiça para a nossa população”, finalizou o chefe do Executivo estadual. 

As mudanças anunciadas buscam responder a demandas históricas da população marajoara por melhorias no serviço e mais equilíbrio na operação da travessia. Para o diretor-geral da Artran, Luciano Dias, a diversificação do sistema fortalece a transparência e amplia o atendimento às necessidades da região.

“Isso representa um avanço importante para garantir mais transparência, equilíbrio regulatório e qualidade na prestação do serviço. A Artran tem atuado de forma técnica e responsável para que essa mudança atenda aos anseios da população do Marajó e assegure um sistema justo, eficiente e alinhado com o interesse público.”

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a iniciativa representa um marco para a mobilidade e o desenvolvimento do Marajó. “Essa é uma decisão estratégica do Governo do Pará que garante mais eficiência, concorrência e qualidade no serviço de travessia fluvial. Ao retomar o controle dos portos e ampliar o número de operadores, o Estado passa a ter mais capacidade de planejamento, fiscalização e resposta às demandas da população, assegurando tarifas mais justas e um transporte mais seguro e digno para quem depende diariamente desse sistema”, destacou o secretário.

Participaram da reunião os prefeitos Paulo Victor (Soure), Valentim Lucas (Salvaterra) e Jaime Barbosa (Cachoeira do Arari), além dos ex-prefeitos Guto Gouvêa, de Soure e atual secretário executivo da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), e Antonio Athar, ex-prefeito de Cachoeira do Arari. Também estiveram presentes a deputada federal Elcione Barbalho, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Chicão, e os deputados estaduais Iran Lima e Thiago Araújo.

Representando o Governo do Pará, o diretor-geral da Arcon, Eduardo Ribeiro; o diretor-geral da Artran, Luciano Dias; a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Glück Paúl; e o secretário do Governo do Estado do Pará para a região do Marajó, Mazinho Salomão.