Com apoio do Governo do Pará, paraenses conquistam vaga para as semifinais dos Jogos da Juventude CAIXA
A Seleção Paraense de Handebol conseguiu a classificação para as semifinais no masculino e feminino
Nesta terça-feira (26), nos Jogos da Juventude CAIXA, a emoção foi à flor da pele para a torcida paraense que acompanhou as partidas das modalidades de handebol e voleibol. A Seleção Paraense de Handebol conseguiu a classificação para as semifinais no masculino e feminino. Os atletas contam com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O secretário da Seel, Cássio Andrade, ressaltou a participação dos atletas na competição. “Estamos felizes pelos nossos atletas do atletismo que participaram de forma brilhante desta grande competição, não ganharam medalhas, mas ganharam amigos e novos aprendizados. E hoje foi emoção para o handebol e voleibol que jogaram muito para conseguirem a vaga para a semifinal, estaremos acompanhando daqui do Pará, os nossos meninos e meninas em busca da vaga para a final”, disse o secretário.
Em jogos com viradas emocionantes, o handebol masculino venceu o time de Minas Gerais, pelo placar de 25 a 23, no feminino, as paraenses venceram a Seleção do Rio Grande do Sul, por 31 a 25. No voleibol, o time do Pará venceu os donos da casa por 2 sets a 0, no feminino perdemos para o time de Brasília, por 2 sets a 1, com a derrota, vai disputar nesta quarta (27), a quinta e oitava colocação.
O atleta de handebol Wevertom Maia, 15 anos, do município de Moju, destacou a união do time para alcançar o resultado esperado. “Foi um jogo muito difícil, disputado, mas a gente teve todo o apoio da comissão técnica, sem eles nada disso seria possível. E só da gente vir de lá do Moju, lá do interiorzinho do Pará, a gente já é um grande campeão. Aí eu sou muito feliz por estar com esse time, essa comissão técnica, é maravilhosa. E agradecer toda a minha equipe, que é a minha família, segunda família, né, eu tenho minha família, e quero mandar um beijo para a minha mãe. Te amo, mãe. Agora é semifinal. Vamos fazer de tudo para passar para a final e sermos campeões", disse o jovem.
Um dos técnicos da Seleção de Handebol, Evandro Viégas Santos, destacou as vitórias e as classificações dos times. “O trabalho desenvolvido junto ao handebol é um trabalho de muito tempo e nós sabíamos que íamos ter um resultado muito bom. Um trabalho de longo prazo, é um trabalho que vem crescendo ao longo desse tempo e a gente vem buscando isso. Quero parabenizar os meninos as meninas pelo excelente rendimento que vem obtendo na competição. Nossos atletas estão bem alicerçado para fazer uma excelente semifinal, tanto no masculino, quanto no feminino”, disse o técnico.
No voleibol, o técnico do time masculino e feminino, Elinho Cunha, fala com orgulho das participações dos dois times e da classificação para a semifinal. “Hoje foi um dia difícil, não foi fácil. Nós experimentamos a classificação para a semifinal do Campeonato Brasileiro Estudantil, tanto no masculino quanto no feminino. E o primeiro foi pela manhã, foi o feminino contra o Distrito Federal, uma boa equipe, e foi um jogo super disputado. As meninas perderam o primeiro set, de uma forma difícil, não foi fácil. E fomos para o segundo set, teve, com mudança na equipe, a gente alcançou o resultado positivo do segundo set e perdemos no tiebreak. Infelizmente, nós tivemos uma chance de virar e tentar ganhar o set, mas infelizmente não deu. No masculino, jogamos contra a Paraíba, o dono da casa. Uma equipe muito forte, ,. E nós tínhamos que ganhar de dois sets a zero. Para a gente se classificar direto em primeiro lugar e tirar outras equipes da classificação. E nós fomos felizes. Nós conseguimos ganhar um jogo brilhante. Apreciado pelo nosso fisioterapeuta, o professor Alan que ele nunca tinha visto esse nível de voleibol nessa categoria e eu gostei demais da companhia dele, o apoio que ele está dando para gente na quadra com nossos atletas que estão um pouco machucados, mas nós vencemos o jogo de 2 a 0 e classificamos para semifinal. Amanhã estaremos enfrentando São Paulo na semifinal, e se ganharmos São Paulo, nós vamos esperar o resultado entre o Ceará e Santa Catarina, e se nós ganharmos São Paulo, nós vamos lutar pelo ouro da competição, mas a classificação foi excelente para a semifinal”, disse o técnico.
Semifinais handebol – Feminino 1ª divisão
– Rio de Janeiro Vs Pará
Horário: 9h30
Local: Motiva Oriental
Semifinais handebol – Masculino 2ª divisão
– Goiás Vs Pará
Horário: 14h00
Local: Centro de Convenções
Semifinais Voleibol – Masculino 2ª divisão
– São Paulo Vs Pará
Horário: 14h00
Local: Sesc
Disputa do 5º e 8º lugar - Voleibol – Masculino 2ª divisão
– Amazonas Vs Pará
Horário: 11h00
Local: Institutos dos Cegos
Texto: Jessé Lima/Ascom Seel