Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Ação educativa no Cetea destaca prevenção e cuidados com a saúde integral do homem

Atividade alusiva à campanha Novembro Azul teve dinâmicas e atividades lúdicas, que destacaram a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Por Governo do Pará (SECOM)
26/11/2024 17h46

Usuários, acompanhantes e profissionais do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Belém, unidade gerenciada pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), unidade do Governo do Pará, participaram nesta terça-feira (26) de roda de conversa sobre o cuidado integral à saúde masculina, enfatizando a prevenção ao câncer de próstata. A atividade, alusiva à campanha nacional Novembro Azul, foi realizada no auditório do Cetea, às 11h, tendo como tema central a importância do diagnóstico precoce da doença.Enfermeira Vanessa Jinkings Carneiro conduziu a ação preventiva de saúde pública

A ação foi conduzida de forma lúdica e interativa pela enfermeira Vanessa Jinkings Carneiro, a fim de conscientizar os participantes sobre a relevância de realizar exames preventivos regularmente, como o toque retal e o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), que ajudam na detecção precoce do câncer de próstata e aumentam a eficácia do tratamento.

De acordo com a profissional de saúde, pós-graduanda em Saúde Mental e com Especialização em Urgência e Emergência, o evento foi uma oportunidade para falar sobre algo importante, mas que muitas vezes é negligenciado pela maioria dos homens.

“O câncer de próstata é uma das principais causas de morte masculina, mas pode ser tratado com sucesso, por meio do diagnóstico precoce. O objetivo dessa roda de conversa é disseminar conhecimento e apresentar a temática de forma nítida, dando ênfase na prevenção e ao câncer de próstata”, explicou Vanessa Carneiro, que atua no atendimento a crianças, jovens e adultos no Setor de Triagem do Cetea.

“A data fomenta a quebra de tabus e estimula o público masculino a procurar atendimento médico e realizar exames periódicos”, completou a enfermeira.

Prevenção – A enfermeira destacou, ainda, que a idade para que o homem comece a se preocupar com a prevenção do câncer de próstata depende de alguns fatores. “O histórico familiar e a presença de outros fatores de risco influenciam a necessidade de procurar ajuda médica. Como idade principal, temos a recomendação do Ministério da Saúde, que é a partir dos 50 anos. No entanto, se o homem apresentar sinais e sintomas, como diminuição do jato urinário, dificuldade de urinar, sangue na urina, necessidade de urinar mais vezes, é importante realizar uma consulta médica na especialidade de urologista”, orientou a profissional.

O exame de toque retal e a dosagem de PSA são algumas das ferramentas iniciais disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para identificar possíveis sinais de anormalidades na próstata, sugerindo a necessidade de investigação adicional.

Público – De acordo com o professor João Neto, 49 anos, a roda de conversa foi muito educativa e esclarecedora, principalmente para os pais, que, muitas vezes, são leigos em temáticas importantes como esta, de cuidados com a saúde do homem.

“Deu para tirar muitas dúvidas e sanar alguns questionamentos a respeito de alimentação, como proceder em relação aos exames de diagnóstico precoce e de prevenção. Foi muito rico de aprendizado para todos nós”, disse João Neto, que participou da ação educativa enquanto aguardava o filho, João Davi, 12 anos, em atendimento na unidade.

Para o auxiliar administrativo do Cetea, Igor Monteiro, 30 anos, o evento proporcionou uma experiência de conhecimento e conscientização sobre a importância de cuidar da saúde e manter os exames em dia.

“Participar desta palestra alusiva ao Novembro Azul foi extremamente importante para mim, pois esclareceu muitas dúvidas sobre o câncer de próstata e trouxe valiosas orientações sobre como prevenir essa doença, que afeta tantos homens em nosso País”, ressaltou.

Ações – No último dia 22, o Centro de Reabilitação também promoveu uma ação educativa de saúde, voltada à promoção da saúde masculina. Durante o evento, os profissionais da instituição discutiram práticas e orientações para cuidados gerais com a saúde dos homens, ressaltando, ainda, a importância da alimentação saudável, da atividade física regular e da realização de exames preventivos. As ações de educação em saúde, realizadas no CIIR e no Cetea, abordaram a temática: "Cuidado integral à saúde do homem com foco nas ações de prevenção do câncer de próstata".

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR