Campanha de doação de sangue no Hospital Barros Barreto reforça solidariedade no bairro do Guamá, em Belém
A iniciativa, que integra o calendário de ações externas do Hemopa, busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, nesta terça-feira (26), uma campanha de coleta de sangue no bairro do Guamá, em Belém, em parceria com o Hospital Universitário João de Barros Barreto. A ação ocorre em frente à unidade hospitalar, utilizando uma unidade móvel e um trailer totalmente equipado para oferecer conforto e segurança aos doadores.
A iniciativa, que integra o calendário de ações externas do Hemopa, busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue, especialmente em períodos de maior demanda por hemocomponentes, garantindo o suporte necessário para pacientes em tratamento. Segundo Camila Medina, assistente social da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a parceria entre as instituições é estratégica para ampliar o alcance da doação voluntária.
“A parceria entre o Hemopa e o Hospital Universitário Barros Barreto foi motivada pelaCamilla Medina, assistente social necessidade de ampliar o acesso à doação de sangue e garantir suporte contínuo aos pacientes atendidos por ambas as instituições. Esse alinhamento fortalece o sistema de saúde local e potencializa o impacto das ações de captação de doadores, especialmente diante do aumento da demanda por transfusões. Nossa expectativa é que essa união contribua para uma conscientização ainda maior da população sobre a importância da doação de sangue. Além disso, esperamos melhorar o abastecimento dos estoques, garantindo que vidas sejam salvas. A colaboração com o Barros Barreto é estratégica, pois une esforços para sensibilizar a comunidade e oferecer melhores condições logísticas para os doadores,” ressaltou Camila.
Entre os participantes estava Wanna Brasil, secretária auxiliar do hospital e doadora. Para ela, a vivência diária com pacientes em tratamento reforça a importância desse gesto de solidariedade.
Wanna Brasil - secretária auxiliar e doadora“Trabalhar em um hospital como o Barros Barreto me faz enxergar de perto a importância da doação de sangue. Todos os dias, vejo pacientes que dependem desse gesto para sobreviver, e isso me motiva a contribuir. Hoje, ao saber que minha doação pode salvar até quatro vidas, o sentimento é de gratidão e realização. É emocionante pensar que um pequeno ato pode fazer tanta diferença na vida de outras pessoas. Espero que meu exemplo inspire mais pessoas a doarem, porque juntos podemos transformar a realidade de quem precisa desse suporte para viver,” afirmou Wanna.
Serviço - A campanha no Hospital Universitário João de Barros Barreto segue até as 17h de hoje (26), na Rua dos Mundurucus, 4487, bairro do Guamá, em Belém.