Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IDIOMA

Uepa e universidade da Colômbia se unem para capacitar policiais para a recepção de visitantes da COP 30

Curso marca a formação da primeira turma de Espanhol da Uepa e faz parte de um projeto diplomático promovido pela Agência Presidencial de Cooperação da Colômbia

Por Guaciara Freitas (UEPA)
26/11/2024 14h42

Em uma iniciativa que destaca a importância da colaboração entre os países amazônicos para a realização da COP 30, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB), da Colômbia, está oferecendo um curso de Espanhol, para uma turma de 40 policiais militares.

O objetivo é capacitar os agentes de segurança para receber visitantes estrangeiros durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, no mês de novembro de 2025. O curso, que marca a formação da primeira turma de Espanhol da Uepa, faz parte de um projeto diplomático promovido pela Agência Presidencial de Cooperação da Colômbia (APC), que engloba mais de 20 países e busca unir laços culturais e políticos entre as nações amazônicas, além de capacitar agentes para uma comunicação mais eficiente, reforçando a relevância da região no cenário internacional.  

O professor de idiomas da UPB, José Santiago, veio ao Brasil especialmente para ministrar o curso. Para ele, a oportunidade de ensinar Espanhol em outro país vai além do ensino técnico. “É uma troca e juntos atingimos objetivos maiores. Algo aparentemente simples, como ensinar um idioma, promove vínculos, comunicação, confiança e cooperação.”

Apesar da proximidade entre o Português e o Espanhol, o professor José Santiago explica que há desafios únicos no aprendizado do idioma por brasileiros. “Muitos acham que não precisam fazer tanto esforço porque as línguas são parecidas, mas sempre digo: você pode falar 'portunhol', ou pode escolher falar um Espanhol bom ou um Português bom. Isso também é uma questão de respeito pela cultura do outro e de reconhecimento. Os alunos têm reagido muito bem a essa abordagem, porque explico que as estruturas são similares, mas nos concentramos nos elementos diferenciadores que fazem o espanhol ter sua própria identidade.”  

O professor ainda ressalta que a capacitação dos policiais militares contribuirá diretamente para a organização e segurança durante a COP 30. “Quando pensamos na relevância desse curso, ele tem um impacto direto no trabalho dos funcionários públicos e agentes de segurança da COP. Se um visitante precisar de ajuda, terá alguém que consiga entender sua necessidade, dar orientações ou instruções. Isso fortalece o apoio e a segurança”, destaca.

A aula inaugural, realizada no dia 2 de outubro, contou com a presença de autoridades como o embaixador da Colômbia, José Davi Palencia Osorio, o reitor da Uepa, Clay Chagas, a vice-reitora, professora Ilma Pastana, e o chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura da Polícia Militar, coronel Ricardo André. O curso está previsto para ser finalizado no dia 12 de dezembro com um evento de culminância para marcar o encerramento das atividades.

Texto: Alanny Alves, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Guaciara Freitas (Ascom/Uepa)