Municípios piloto do Pacto pela Educação discutem avanços no ensino
Representantes dos 18 municípios que integram o “Município Piloto do Pacto pela Educação do Pará” se reuniram em Belém nesta quarta-feira (21) para discutir de que forma diferentes setores estão colaborando para melhorar a educação pública nessas cidades. Esta foi uma das últimas reuniões de trabalho antes da aplicação, em novembro, da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil.
Para o secretário adjunto de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), José Roberto Silva, este é o momento de realinhar as atividades dos últimos dois anos feitas dentro do Pacto pela Educação. “É o momento de prestarmos conta dos resultados alcançados tanto nas redes municipais quanto estadual e também de os municípios verificarem como as ações que estão em andamento proporcionam condições para que possamos ter um resultado positivo nas avaliações”, explicou. O projeto Município Piloto, lançado no primeiro semestre deste ano, já envolveu 18 municípios com o compromisso de elevação dos índices da educação, meta do Pacto pela Educação no Pará.
Com a assinatura do termo de Termo de Compromisso do pacto, as administrações municipais comprometeram-se a assegurar, até o fim de 2015, a instalação e funcionamento da comissão do Plano Municipal de Educação/ Comitê Municipal do Pacto e Conselho Municipal de Educação; criação de um Plano Municipal de Educação, baseado nas metas e nos resultados do Pacto; a ter pelo menos 90% das escolas públicas estaduais e municipais com Conselho Escolar regularizado, funcionando e adimplente; a garantir participação no Sispae 2015 com cobertura acima de 75% dos alunos de pelo menos 80% das escolas municipais e estaduais; além de implantar mecanismos que garantam a transição dos alunos entre os ensinos fundamental e médio.
A secretária de Educação de Santarém, Irene Escher, diz que esta é uma oportunidade de troca das experiências da realidade na educação de cada um dos municípios pilotos do pacto. “As ações precisam ser conjuntas e por isso, em Santarém, buscamos uma parceria muito forte porque entendemos que é interesse de todos melhorar a Educação”, explicou.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2015 será aplicado entre os dias 3 e 13 novembro em todos os Estados e no Distrito Federal. O Saeb é composto pela Prova Brasil e pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), popularmente conhecida apenas como Saeb. Os resultados das avaliações fazem parte do sistema compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. A Prova Brasil será aplicada nas escolas públicas de zonas rurais e urbanas que tenham o mínimo de 20 estudantes nos 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries do ensino fundamental regular de oito anos). A Aneb é aplicada em turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª série do ensino médio, em uma amostra de escolas das redes pública e particular.