Alepa homenageia Escola de Enfermagem da Uepa pela contribuição histórica e social
Pioneira na região Norte, a Escola de Enfermagem Magalhães Barata se destaca na formação e qualificação científica na Amazônia
Em uma sessão marcada por emoção e reconhecimento, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou, nesta quinta-feira (21), sessão solene em homenagem aos 80 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB) pela sua importância histórica e social na área da saúde no Pará. Vinculada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a EEMB é reconhecida como uma instituição pioneira na região Norte, destacando-se na formação e qualificação científica em Enfermagem em toda a Amazônia.Participantes da sessão solene na Alepa
A celebração faz parte de uma série de atividades programadas para marcar as oito décadas de atuação da Escola, reafirmando seu compromisso com a formação profissional e a saúde. Na sessão solene, vários profissionais de Enfermagem foram homenageados.
Ao longo de sua história, a EEMB desempenhou um papel essencial no desenvolvimento da Enfermagem, qualificando cerca de 4 mil profissionais que hoje atuam no Pará e em diferentes regiões do País. Segundo a professora Simone Beverly, enfermeira e vice-diretora do CCBS, a sessão solene simboliza o reconhecimento da relevância da instituição para a área da saúde.
Ética na formação - Para o reitor da Uepa, Clay Chagas, a importância do curso de Enfermagem ultrapassa fronteiras. "São oito décadas. Então, é um ano comemorativo. Cada profissional egresso que se formou leva a qualidade, a ética e a humanização na sua formação", ressaltou o reitor.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Liracy Souza, citou profissionais formados pela Escola, reafirmando seu compromisso com a educação. Fundada em 1944, a instituição atualmente conta com 1.046 alunos por todo o Estado.
Segundo a professora, "essa sessão representa um marco histórico e o reconhecimento social da importância que a Escola tem no campo da saúde. É uma homenagem justa e um reconhecimento da função social da instituição no Estado e na região Norte".
Liracy Souza ressaltou ainda que a Escola carrega um legado que se reflete diretamente na melhoria dos indicadores de saúde no Pará. "Recebemos essa homenagem com muito carinho e entusiasmo, conscientes do olhar histórico e diferenciado sobre a contribuição da instituição ao longo dos anos à saúde no Pará", acrescentou.
Ciência e cultura - A comemoração pelos 80 anos prossegue nesta sexta-feira (22), às 9h, com um evento científico. À tarde, a partir das 16h, haverá homenagem aos servidores, seguida pela apresentação do coral Vozes que Cuidam. Durante a sexta-feira, estará aberta ao público a exposição sobre a evolução de Indumentárias de Enfermagem, que veio de Brasília (DF) por meio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Também como parte das celebrações, no domingo (24), às 6h, será realizada a Caminhada da Enfermagem "Cuidando e Caminhando com o Pará". O trajeto de 4,5 km começará em frente à sede da Escola, na Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá, e seguirá pelo entorno do Campus IV da Uepa. As inscrições para a caminhada estão disponíveis no site e nas redes sociais da Uepa - https://forms.gle/wjtPDoLp2konUJu66
De 25 a 27 será realizada a Jornada do TCC. No dia 29, a programação promoverá a confraternização da comunidade acadêmica. Para finalizar, no dia 5 de dezembro será realizada uma feira empreendedora e cultural na sede da EEMB.
Texto: Diane Maués - Ascom Uepa/CCBS