Satisfação com o atendimentos são externados por familiares de pacientes do PSRM
A unidade de saúde localizada na Avenida Augusto Montenegro funciona em regime de plantão 24h
"Toda a equipe do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo foi fundamental para salvar a vida do meu filho e sou extremamente grata por tudo que foi feito para a nossa família. Não é só o atendimento ao problema de saúde, mas essa humanização que faz com que o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo seja algo surreal dentro do Estado. Eu nunca imaginei que poderíamos ter um atendimento como nós tivemos", agradeceu a Ellen Bahia, mãe de Fernando Vinicius Queiroz Bahia, de 14 anos, que esteve internado no hospital após receber o diagnóstico de apendicite aguda grave.
O sentimento de gratidão externado pela mãe do paciente com a assistência multiprofissional recebida pelo filho, e também com o acolhimento humanizado do PSRM, dispensado por profissionais de diversos setores do hospital, demostra seu contentamento com a unidade gerenciada pelo Governo do Estado. Ela também presenteou a enfermeira Roseane Cabral Teixeira e equipe com flores.
Após procurar diagnóstico para o problema de saúde do seu filho, Vinicius Bahia, por duas vezes, em outra unidade de urgência e emergência próximo à sua casa, no bairro do Guamá, em Belém, e posteriormente em rede privada da capital, onde também não obteve êxito com relação ao diagnóstico e resolução do caso, o adolescente foi encaminhado no dia 2 de novembro, para o Pronto-Socorro estadual, referência em cirurgia pediátrica, onde foi diagnosticado com apendicite aguda grave, 11 dias após o início da busca por um diagnóstico em outras unidades de saúde. O paciente foi admitido no hospital às 9h45, e submetido à apendicectomia e drenagem de cavidade no início da tarde daquele dia. Vinicius teve alta 5 dias depois.
"Só quando o estado de saúde do meu filho se agravou é que consegui chegar no hospital e tive o atendimento de uma forma excelente. Fomos bem acolhidos, fui atendida por toda a equipe da recepção, acolhida pela enfermeira Rose Cabral e sua equipe, e pelo doutor Fernando e, consequentemente, pela equipe de cirurgiões. Eu quero que todos saibam, que existem, sim, pessoas comprometidas com a vida. Toda a minha família está extremamente grata a vocês", comemorou Ellen Bahia.
Ela demostrou seu contentamento não só com palavras, mas também por meio de flores e carta enviada recentemente à enfermeira Roseane Teixeira e equipe do hospital. O atendimento humanizado evidencia o que a Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS), conceitua como cuidado humanizado, que é o atendimento que considera a integralidade da assistência à saúde, com a junção da qualidade do tratamento técnico e do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe.
Para a enfermeira Roseane Cabral Teixeira, profissional que teve a sua atuação reconhecida com flores e carta, isso só é possível por meio da empatia dos profissionais, independente da área de atuação, tendo um olhar atento não só ao problema de saúde, mas acolhendo também os familiares em seus momentos de aflição, dor e medo de perder um familiar.
"A gente precisa se colocar no lugar do outro. Assim como gostamos de ser bem tratados, bem acolhidos, precisamos também tratar e acolher bem as pessoas, independente de como estamos nos sentindo, do que estamos passando em casa. Independente do nosso problema pessoal ou de qual seja a nossa área de atuação nas unidades de saúde, temos que ofertar o nosso melhor e acolher bem os nossos pacientes, acompanhantes, familiares e colegas de trabalho. A assistência ao problema de saúde, o que garante a manutenção da vida é extremamente importante, mas acolher a dor não só do paciente, mas de acompanhantes e familiares, é essencial também. Estou muito feliz por receber as flores e a cartinha tão carinhosa, onde a minha equipe e outros setores foram citados. Isso tudo me inspira ainda mais, a continuar prestando a melhor assistência de Enfermagem e o melhor acolhimento às pessoas que Deus colocar no meu caminho, nos hospitais por onde trabalho, e nos lugares por onde passo", garante a enfermeira.
Na última terça-feira, 19, outra mãe enviou carta e lembrancinhas. Dessa vez, à equipe de Enfermagem. Para o diretor Assistencial, enfermeiro Aristônico Rodrigues, receber uma lembrança de um paciente é um gesto simples, mas que carrega um grande significado.
"As manifestações de gratidão e reconhecimento, que já estão se tornando corriqueiras, é a prova de que o cuidado, a dedicação e o respeito que colocamos no nosso trabalho tocam a vida das pessoas. Cada um dos nossos profissionais faz a diferença, e esse reconhecimento mostra o impacto positivo que temos na vida dos nossos pacientes. Parabéns a todos os profissionais pelo reconhecimento, pelo excelente trabalho. São tantas manifestações, que o nosso coração se enche de alegria. Continuemos assim, oferecendo sempre o melhor atendimento com humanização e profissionalismo", ressalta o gestor de Enfermagem.
Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo funciona em regime de plantão 24h. A unidade de saúde localizada na Avenida Augusto Montenegro, s/n, no bairro Parque Verde- é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)
Texto: Joelza Silva