Creche Orlando Bitar promove atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra
As atividades promoveram a conscientização acerca da temática e trabalharam questões ligadas ao combate do racismo
Em alusão ao dia 20 novembro, marcado em todo território nacional como Dia Nacional da Consciência Negra, foram realizadas nesta terça-feira (19) atividades para promover a conscientização acerca da temática e trabalhar questões ligadas ao combate do racismo, com as crianças do Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém.
Criatividade e aprendizado de forma divertida foram artifícios que atraíram a atenção dos estudantes. A representação de danças típicas, como maculelê e carimbó, roda de capoeira, embalou a compreensão da cultura africana. Além de exposição de trabalhos feitos pelos estudantes, que encheu de orgulho os professores.
“Eu gostei muito de hoje, desfilei, dancei e brinquei. As nossas roupas estavam bonitas, fizemos pinturas no rosto e eu gosto muito daqui da creche, e de todas as professoras”, afirma Derek Serra, 6 anos.
Para discussão sobre a discriminação devido à cor da pele ou a questão sobre a beleza dos diversos tipos de cabelo, a unidade infantil optou por trabalhar com roda de conversa e contação de histórias infantis voltadas para a temática.
“É muito importante trabalhar a sistemática, porque a nossa criança, ela vem forte para a sociedade, né? Ela vem se afirmando como cidadão que tem respeito, que é respeitado e que respeita o próximo. Então, o que aprendemos sobre consciência negra é que a gente faz parte desse universo, dessa miscigenação, mistura de raças e de cores. Então é significativo demais, porque não é só no momento, no dia 20 de novembro, mas é para todo o tempo”, afirma Ana Paula Gomes, professora do Pré-2.
A coordenadora administrativa da unidade, Leila Costa, ressalta que as ações são realizadas no meio escolar, por acreditar que a educação é uma importante ferramenta de transformação social.
“A consciência negra já faz parte do calendário, ela já vem em um currículo para a educação infantil. Então nós trabalhamos numa base da fala do coletivo, onde a gente discute e elabora ações para que no final esteja a nossa criança com o conhecimento de fato efetivado, principalmente em um processo da ludicidade, então aprender que todos nós somos bonitos, que a beleza está em todos, principalmente dentro desse contexto todo de que nós somos afrodescendentes, então é um leque de conhecimentos que nós trazemos para as crianças. E a educação tem esse poder de transformar, fortalecer as mudanças sociais”, reforça a coordenadora.
CREI - Atualmente, o CREI Prof. Orlando Bitar atende cerca de 559 crianças, com idade de 2 a 5 anos. A unidade tem salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, laboratório, multimídia e salas de dança, dos professores, do soninho e da higienização.
A unidade também dispõe de consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado e banheiros feminino e masculino, que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs), entre outros equipamentos educacionais. Toda essa infraestrutura proporciona aos alunos espaços confortáveis, humanizados, ensino de qualidade e totalmente gratuito.
Dia da Consciência Negra - Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra faz alusão à data da morte de Zumbi dos Palmares. O negro guerreiro foi o último líder do maior dos quilombos no período colonial, o Quilombo dos Palmares. A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional, após mais de 30 anos de prestígio por ativistas do movimento negro. Em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.