Sespa realiza mais uma ação de saúde alusiva ao 'Novembro Negro'
Mais de 4 mil atendimentos foram feitos durante os três dias de ações
Em alusão ao "Novembro Negro", mês que marcam as lutas e resistências da população negra, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Povos Tradicionais (Cesipt), encerrou mais uma etapa de ações de saúde e educação direcionada às comunidades quilombolas do Estado. Na última semana, foram três dias de atividades, realizadas nas comunidades de Mariquita (Vila Socorro), Itabocal Ponte e Marupaúba, região de Tomé-Açu.
A iniciativa contou com a parceria da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Secretaria Municipal de Saúde e Educação de Tomé-Açu. "Mais de 500 quilombolas foram beneficiados com diversos atendimentos em saúde, como exames laboratoriais, consultas médicas, distribuição de kits de higiene bucal, cadastro para emissão de passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência, além de entrega de medicamentos e outros", explicou Tatiane Peralta, coordenadora da Cesipt.
Por meio do programa "Saúde por Todo Pará", com foco nos territórios quilombolas, a ação está em sua quarta edição da campanha "Novembro Negro", com ênfase na importância de levar saúde para dentro dos territórios negros por todo o Estado.
"Entregar ações de saúde para Povos de Matrizes Africanas, Territórios Quilombolas, integra ações da Política Estadual de saúde da População Negra do Estado que está em construção junto ao Ministério da Saúde, as ações vêm como reparação e o reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais, como determinantes sociais das condições de saúde, com vistas à promoção da equidade em saúde", acrescentou Tatyane.
Próximas ações - Ainda durante o mês de novembro, no dia 30, serão realizadas as ações de saúde e educação na comunidade Rundembo Ngunzo wa Bamburusema Junsara, localizada na Rua São Sebastião n° 1745-A. Entre a Av. Paulo Costa e Rua Heitor Costa Bairro Água Boa, Outeiro.