Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Na COP29, Pará e Embrapa avançam para criação de áreas demonstrativas de agricultura sustentável

Implementação de processos produtivos ecológicos para agricultura paraense foram abordados no último dia da COP29, em Baku, no Azerbaijão

Por Leonardo Nunes (SECOM)
15/11/2024 14h44

O governador Helder Barbalho e a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Maria Fonseca Massruhá, estiveram reunidos nesta sexta-feira (15), para debater ações que permitam desenvolver unidades demonstrativas de agricultura sustentável, em Belém. 

O encontro foi realizado no último dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), que acontece em Baku, no Azerbaijão. A parceria entre paraenses e a Embrapa é válida para áreas que a empresa já atua e que desempenham sistemas agroflorestais, sistemas de plantio direto de soja e áreas com potenciais sustentáveis.

O objetivo é tornar essas áreas referências em Belém e abrir essas iniciativas  para visitação durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, na capital paraense.

“Em uma parceria entre a Embrapa e o governo do Estado, a nossa ideia é fazer isso para que durante o ano que vêm as pessoas possam ir a Belém e conhecer um pouco mais sobre soluções sustentáveis e de como é possível, ao mesmo tempo,  produzir alimentos sem agredir o meio ambiente e sem emitir gás de efeito estufa”, disse o governador. 

A reunião técnica de trabalho foi realizada no Hub Consórcio da Amazônia Legal e também contou com a participação da diretora Executiva de Negócios da Embrapa; Ana Euler, da assessora da presidência da Embrapa, Sibelle Andrade, além do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio; do secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, e do presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto.