Seduc e Comissão de Educação Ambiental tratam da Conferência Internacional Infantojuvenil
Evento será em Belém, de 17 a 21 de março de 2025, com foco em projetos e boas práticas educativas na área da educação ambiental
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Ambiental, reuniu na manhã desta quarta-feira (13) com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Pará (CIEA-PA) para apresentar a I Conferência Internacional Infantojuvenil sobre educação e mudança do clima - “Reflorestando Mentes, que será realizado, em Belém, de 17 a 21 de março de 2025. A reunião de trabalho também tratou sobre a participação da CIEA nos grupos de trabalho da Conferência Infantojuvenil.
“Esse momento inicialmente para apresentar a proposta da CYC, já que são parceiros estratégicos que tratam da educação ambiental no estado do Pará. Então, é um fortalecimento da nossa política estadual, se aproximar da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e de fortalecimento de todas as práticas educacionais realizadas pela Seduc e claro, visando a Conferência”, conta Mauro Tavares, coordenador de Educação Ambiental da Seduc.
Durante o encontro, foram apresentados os temas que serão trabalhados, a programação do evento, onde os participantes puderam fazer contribuições para o melhor aproveitamento do evento.
“Compreendo que a reunião é importante na medida que ela consegue ampliar tudo que está sendo investido do ponto de vista do fortalecimento da política pública estadual no seu alcance dentro das escolas. E estamos aqui com mais de 20 instituições que coletivamente possam compor no chão pontos de apoio, porque as iniciativas precisam estar efetivamente aplicadas no plano de realidade. Então, a gente compreende que movimentos como este, que é a realização dos esforços todos que a gente tem efetivado, olhando isso por dentro das escolas, pode de fato colaborar para que todos os documentos e todas as conferências já realizadas consigam ganhar materialidade prática”, frisa Marilena Loureiro, professora no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará.
Estiveram presentes, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Unidade Integrada de Polícia do Meio Ambiente (DEMA), Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur), O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA).
Estudantes paraenses da CYC - Também nesta quarta-feira (13), a organização da I Conferência Internacional Infantojuvenil sobre educação e mudança do clima - “Reflorestando Mentes, divulgou os nomes dos 144 estudantes embaixadores representando todos os municípios paraenses, 144 acompanhantes; e 128 estudantes dos projetos ambientais com 64 professores orientadores
Sobre o evento - A CYC é uma iniciativa que promove o intercâmbio e o interesse dos jovens nas questões ambientais. Os projetos e ações dialogadas, no âmbito da sustentabilidade e clima, durante a CYC vão ser levados para a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense. A expectativa é de que mais de 2000 participantes e cerca de 200 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) estejam na capital paraense para a CYC para contribuir no cenário internacional dos debates do clima. Pelo cyc.seduc.pa.gov.br serão divulgadas todas as informações sobre o evento.