No Novo Mangueirão, Seleção Brasileira treina para enfrentar a Venezuela
Em um estádio com padrão internacional, o Pará recebe novamente a Seleção Pentacampeã Mundial pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026
Movimentação no primeiro treino no Novo Mangueirão, em BelémA Seleção Brasileira de Futebol realizou na tarde desta segunda-feira (11) o primeiro treino no gramado do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Novo Mangueirão, em preparação ao jogo com a Seleção da Venezuela, em Maturín, no próximo dia 14 (quinta-feira), pela fase classificatória das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Fifa, em 2026. A Seleção ainda fará dois treinos em Belém, nos dias 12 e 13, antes do embarque para a Venezuela.
O titular da Seel, Cássio Andrade, ressaltou a importância de receber a Seleção mais uma vez no Novo Mangueirão, e destacou a estrutura do estádio. “O governo do Estado do Pará, por meio da Seel, preparou tudo para receber a nossa Seleção para esses três dias em Belém. Temos aqui o que há de melhor para a nossa Seleção Brasileira, o gramado 'bermuda celebration', o mais utilizado em estádios de alto padrão, está impecável, garantindo total condição de jogo. Estamos com o nosso vestiário equipado. A Seleção vai ser muito bem atendida, inclusive mantivemos a mesma estrutura da sala exclusiva que recebe a imprensa estadual, nacional e internacional, com apoio da Secom (Secretaria de Estado de Comunicação), oferecendo o que há de melhor para mais este momento importante aqui no nosso estádio. Ter a Seleção Brasileira aqui novamente só demonstra que o Mangueirão entrou na rota dos principais eventos esportivos”, enfatizou o secretário Cássio Andrade.
O técnico Dorival Júnior comanda a preparação para o confronto com a seleção venezuelanaNoite memorável no Pará - A Seleção retorna à capital paraense após a partida em que venceu a Seleção da Bolívia, pelo placar de 5 x 1, em setembro de 2023. A noite foi memorável, em um Mangueirão totalmente reestruturado, com a vibração de mais de 48 mil pessoas.
A modernização do estádio foi determinante para a Confederação trazer, novamente, a Seleção para Belém, pois o local atende aos padrões exigidos pela Fifa, entidade máxima do futebol mundial.
A reestruturação do Mangueirão elevou o nível de segurança e conforto. O espaço tem capacidade para mais de 50 mil torcedores, além dos novos acessos e estrutura interna para as equipes. O gramado do Mangueirão, do tipo "bermudas celebration", com padrão internacional, é apropriado ao clima tropical de Belém.
Proximidade - A localização de Belém é mais próxima de Maturín, local do jogo contra a Venezuela, no dia 14 de novembro, às 17h (horário de Brasília). De avião, a viagem leva cerca de 3 horas.
Em quarto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas, com 16 pontos, o Brasil enfrentará também, no dia 19, a Seleção do Uruguai, às 21h45, na Fonte Nova, em Salvador (BA).
Jogadores que participaram do primeiro dia de treino, em Belém.
Técnico Dorival Júnior
. Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
. Laterais: Abner (Lyon), Danilo (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Vanderson (Monaco);
. Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Léo Ortiz (Flamengo)*, Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest);
. Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona);
. Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal)*, Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Savinho (Manchester City) e Vini Jr. (Real Madrid).
*Nos lugares de Éder Militão e Rodrygo, que estão lesionados.
Texto: Jessé Lima - Ascom/Seel