Sedeme promove 2ª reunião ordinária do Comitê de Comércio Exterior do Pará
O colegiado reúne 16 instituições para alinhar estratégias e fortalecer a política da cultura exportadora no Pará, intensificando a presença de produtos paraenses em diversos mercados e atraindo novos investimentos
O Comitê de Comércio Exterior do Pará (COMEX/PA) realizou, nesta segunda-feira, 11, a 2ª reunião Ordinária de 2024. O colegiado reúne 16 instituições, sendo 14 do poder público e 2 da sociedade civil, para alinhar estratégias para fortalecer a política da cultura exportadora em nosso Estado, intensificando a presença de produtos paraenses em diversos mercados e atraindo novos investimentos.
A reunião ocorreu de forma online e foi dividida em dois momentos. No primeiro, foi conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que preside o comitê, representada pelo secretário-adjunto, Carlos Ledo; pela diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDICS), Sharry Rodrigues; e pela coordenadora de Mercado, Michelle Abdon.
Na pauta de discussão, foi apresentada a síntese das atividades do COMEX/PA até o momento atual, destacando alguns resultados e desafios a serem trabalhados, além da apresentação dos membros dos Grupos de Trabalho por eixo temático, de acordo com suas competências, e a possibilidade de adesão a outros eixos a serem desenvolvidos.
O segundo momento ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro de 2024, também no formato online, e será conduzido pelo consultor do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a realização de reuniões específicas por eixos temáticos. São eles:
- Eixo 1: Diretrizes Políticas e Ativação de Redes e Arranjos Institucionais;
- Eixo 2: Promoção de Negócios e Capacitação para Exportação;
- Eixo 3: Promoção da Imagem;
- Eixo 4: Financiamento, cuja metodologia foi descrita na Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), abordando ainda aspectos como a estrutura operacional, a governança local e a apresentação de uma plataforma para mensuração das atividades.
Para a diretora da DDCIS/Sedeme, Sharry Rodrigues, "os encontros possibilitam alinhar estratégias para promover o desenvolvimento econômico e fortalecer a cultura exportadora em nossa região, especialmente na atual conjuntura proporcionada pela COP30, que visa potencializar a exportação de produtos paraenses, destacando a riqueza e diversidade da região no cenário internacional. Dessa forma, possibilita-se a elaboração de desafios a serem apresentados e realizados a curto, médio e longo prazo", disse a diretora.
O secretário–adjunto, Carlos Ledo, destaca que a Sedeme, por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS), coordena o Comitê COMEX/PA e atua como ponto focal na articulação junto as instituições parcerias com ações no setor do comércio exterior ao nível estadual. “O compromisso e dedicação são essenciais para o sucesso do trabalho em conjunto”.
Integram o conselho além da Sedeme as secretarias de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet); Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá); Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); Banco do Estado do Pará (Banpará); Banco do Brasil; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade do Estado do Pará (Uepa); Universidade Federal do Pará (UFPA); Correios; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Ministério da Economia; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa); Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA e Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Pará (CIN/Fiepa).
Estiveram presentes, o consultor internacional do BID, José Bonifácio, e os representantes da que está em apoio institucional do MDIC e os representantes das seguintes Instituições: UEPA, UFPA, BANPARÁ, FIEPA, CODEC, APEX BRASIL, CORREIOS, PCT GUAMÁ e SEBRAE.