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Escolas reorganizam rotinas para dinamizar o ensino-aprendizagem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/10/2015 18h35

Na rotina de uma escola é fundamental a existência de profissionais que analisem o processo pedagógico direcionado às diferentes faixas etárias para assegurar que estes alcancem os resultados esperados. No caso da rede estadual pública, que conta atualmente com 700 mil estudantes atendidos em mil estabelecimentos de ensino, essa função é delegada a pedagogos e professores cuja experiência e conhecimentos os torna indispensáveis à execução de projetos como o Jovem de Futuro, que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolve em conjunto com o Instituto Unibanco.

Implantado nas escolas estaduais este ano, sob novo formato, o Jovem de Futuro concluiu a formação de 20 supervisores nas oficinas de Protocolo de Acompanhamento de Execução, de Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados e de Treinamento da Funcionalidade Execução no Sistema de Gestão de Projetos (SGP), realizadas no íncio de outubro, no Hotel Regente, em Belém.

A coordenadora do Projeto, Michelly Alves, ressalta que as escolas precisam cumprir dois fatores estruturantes no processo ensino-aprendizagem: aulas ministradas regularmente no ambiente escolar e a freqüência dos estudantes. “Os supervisores passam por essa formação para que eles possam subsidiar as escolas no processo de Sistematização de Monitoramento de Resultados junto ao Jovem de Futuro”, observa.

Para o Gestor de Implementação do Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco, o objetivo central das oficinas formativas do projeto é a melhoria da qualidade da educação no Pará. “Os supervisores saem daqui com um conjunto de materiais que os auxiliam durante as visitas às escolas e também na definição de prioridades para um plano de ação. Se a instituição conseguir organizar suas rotinas escolares em prol da aprendizagem do aluno ela certamente alcançará melhores resultados”, explica.

São também capacitadas, de forma sistemática, as duplas gestoras do projeto nas escolas, formada cada uma por um diretor e um coordenador pedagógico. Ainda neste mês haverá formação de duplas gestoras nos dias 26 e 27 deste mês, em Marabá e Santarém, e nos dias 28 e 29, em Belém.