'Enem Paid'égua' da Seduc reforça preparação de candidatos pela TV aberta
Seduc disponibiliza pelo canal 7.2, aulas ao vivo nas áreas das Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza
Os estudantes que estão realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a principal forma de ingressar no nível superior, contam com a ajuda de conteúdos educativos produzidos e transmitidos pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) por meio do Centro de Mídias da Educação Paraense (CEMEP), na TV aberta, canal 7.2. São aulas ao vivo de todas as áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza), além de podcasts para fixação de conteúdos. No Pará, 100% dos estudantes concluintes da rede estadual de ensino estão inscritos no Exame.
Com o nome ‘Enem Paid’égua’, as aulas são organizadas em três turnos diários, abrangendo todos os conteúdos voltados para a prova, compostas por um resumo teórico, seguido da resolução de questões de itens das provas anteriores. A programação segue nos horários de 9h às 12h; 14h às 17h; e das 19h às 21h, com conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas.
Nesta semana, após a primeira prova do concurso aplicada no domingo (3), todo o conteúdo fo 'Enem Paid'égua' se volta para o segundo dia do Enem, a ser realizado no dia 10 de novembro. O programa permanece com os mesmos horários, mas agora destinado aos conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática.
"O Enem é uma das principais formas de dar entrada no ensino superior, projeto de vida de diversos estudantes paraenses e do Brasil. Neste ano tivemos uma adesão recorde às inscrições do Enem, 100% dos nossos estudantes concluintes da rede estadual estão inscritos. Agora é hora de revisar os conteúdos e se preparar para este e o próximo domingo. As aulas no pelo CEMEP na TV aberta abrange a todos os 144 municípios, para facilitar o acesso e melhor apoiar os nossos estudantes, onde quer que estejam. Uma boa sorte para todos. Tenho certeza de que esse ano nossos estudantes conquistarão resultados ainda maiores! Lembrando que os concluintes que tirarem a partir de 900 pontos na redação do Enem também ganham Bora Estudar", disse Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará.
Podcast - O Centro de Mídias, da Secretaria de Educação, ainda disponibiliza uma série de podcasts, iniciado na última terça-feira (29), complementando as aulas da TV aberta. Com episódios de 30 minutos, o conteúdo já abordou temas das áreas de Humanas e Linguagem. Os interessados podem acompanhar cada episódio, após as aulas no canal 7.2.
O Pará tem o maior número de inscritos para o Exame na região Norte. São 248.092 mil candidatos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 100% dos estudantes concluintes da rede estadual de ensino estão inscritos no Exame.
Bora Estudar - Criado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará, o Bora Estudar é o maior programa de reconhecimento de desempenho escolar para estudantes da rede estadual. Ele oferece ao melhor estudante de cada turma o valor de R$ 10 mil através do cheque do programa Sua Casa, que pode ser utilizado na aquisição de materiais de construção para reforma e ampliação de suas residências, uma parceria entre a Seduc e a Companhia de Estado de Habitação (Cohab). Além de reconhecer o melhor estudante de cada turma, o programa reconhece os estudantes concluintes que obtiverem nota a partir de 900 pontos na redação do Enem, também com o cheque de R$10 mil em crédito habitacional. Isso demonstra o compromisso do Governo do Pará em valorizar a educação e incentivar os estudantes a continuarem se esforçando, contribuindo também para a melhoria da qualidade de vida das famílias.