Emater promove oficina sobre Manejo e Adubação de pastagem em Palestina do Pará
Evento contou com a participação de mais de 60 produtores rurais de seis Projetos de Assentamentos e da sede do município
Mais de 60 produtores rurais do município de Palestina do Pará participaram da oficina sobre Manejo e Adubação de pastagens promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater Pará), na segunda-feira, 28. O evento, organizado pelo Escritório Local do município, contou com apoio das secretarias de Agricultura, Apoio e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Sustentabilidade do município.
Os agricultores são dos Projetos de Assentamentos Conspel, Rio Mar, Açaizal, Angical, Embaubal, Viração, e também da sede do município.
A oficina foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater Edynando Lima e pelo zootecnista Josevaldo Rodrigues Lima, especialista em bovinocultura e mestre em irrigação, que abordaram as temáticas de manejo e adubação de pastagens, coleta para análise de solo, com interpretação dos dados e demonstração de uma experiência de pastejo rotacionado.
A oficina também contou com a aula prática realizada na Fazenda Toca dos Coelhos, localizada na comunidade Viração.
Um dos participantes da oficina, o produtor rural Antonio Carlos Jorge de Oliveira, 42 anos, considerou uma boa oportunidade para mostrar como realiza seu pastejo, além de aprender mais sobre as técnicas.
“Tivemos a oportunidade de mostrar o nosso exemplo de pastejo rotacionado irrigado. É possível como uma das alternativas no manejo de capim para alimentação dos animais. Também é uma oportunidade de aprender mais sobre as técnicas”, relatou.
Para o chefe do Escritório Local em Palestina do Pará, Edynando Fagério dos Santos Lima, o evento foi muito proveitoso. "Em 2023 trabalhamos esta temática, estamos dando continuidade, tivemos grande participação de agricultores/as, parceiros/as e a perspectiva de continuidade da parceria com a Prefeitura”.
O supervisor da Regional Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo, comentou que a oficina é uma oportunidade para os agricultores conhecerem novas alternativas e tecnologias de manejo.
“Encontrar novas alternativas e tecnologias para manejo de pastagens têm sido um dos desafios para os agricultores. Ter pastos saudáveis é garantia de sucesso na atividade pecuária, portanto esta oficina oportuniza conhecer técnicas que vão contribuir com a alimentação dos animais, e Emater cumpre sua função de extensão”, finalizou.