Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MUDANÇA DE PARADIGMA

Governo do Pará inicia 3ª turma de curso sobre direitos das mulheres destinado a homens

A iniciativa, que integra o Projeto 'Eles com Elas pelo fim da violência de gênero', é realizada pela Secretaria das Mulheres, e já envolveu mais de mil homens

Por Milene Amaral (SEMU)
29/10/2024 14h30

O curso é destinado a formar homens de várias profissões como multiplicadores do respeito às mulheres de todas as idadesEm continuidade ao projeto que visa transformar homens em agentes multiplicadores dos direitos do público feminino no Pará, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), iniciou nesta terça-feira (29) a 3ª turma do Projeto "Eles com Elas pelo fim da violência de gênero". O projeto já atingiu mais de mil homens em ações realizadas pela Secretaria em vários municípios.

Segundo Max Carvalho, coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Tomé-Açu, município do nordeste paraense, o curso terá reflexos positivos na dinâmica dos atendimentos diários. "Fico muito feliz em fazer parte desse projeto. Acredito que ele será realizado em outros municípios, empresas privadas e públicas. É um trabalho inovador, e que certamente será referência para todo o País. O que nós aprendemos aqui, com certeza, será aplicado nos atendimentos que realizo no meu município", informou.

"É uma situação que nós, homens, temos que mudar, os nossos preconceitos e nossos paradigmas. E temos que entender que existem também as políticas públicas voltadas para mulheres, assim como as políticas públicas voltadas para os homens. O conhecimento adquirido aqui vai contribuir especialmente com a minha função na segurança pública, que exige um atendimento muito cuidadoso com as vitimas de violência doméstica", ressaltou o inspetor Ronildo Costa, da Guarda Municipal de Belém.

Temática - As aulas prosseguem até quinta-feira (31), das 8h às 17h. Durante a programação, os alunos debatem sobre Masculinidades e Saúde Mental; Saúde do Homem; Grupos Reflexivos com Homens; Masculinidades e Diversidade; Prevenção à Violência de Gênero e Rede de Proteção de Meninas e Mulheres.

"No final do curso os participantes elaboram um plano de ação para colocar em prática nos seus territórios. Portanto, não é só um curso teórico. Eles replicam os aprendizados em suas instituições e seus municípios. Os alunos que já terminaram o curso têm relatado como a experiência é positiva, e melhora o relacionamento com outras pessoas, esposas e familiares. O homem começa também a perceber a importância de cuidar da própria saúde ao deixar de lado o machismo", explicou Laura Kals, psicóloga da Semu.

Violência - De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, todas os tipos de violência contra a mulher cresceram, incluindo agressões decorrentes de violência doméstica, violência psicológica, tentativa de homicídio, stalking, ameaças, estupro, feminicídio e tentativa de feminicídio.

Os dados divulgados mostram ainda que 90% dos assassinos de mulheres são homens; 63% correspondem ao crime cometido por parceiro íntimo; 21,2% por ex-parceiro íntimo e 8,7% por um familiar.