Em parceria com o Ministério das Cidades, Estado garante a reconstrução da Orla do Cruzeiro, em Icoaraci
Estado segue investindo em novas obras de infraestrutura e mobilidade urbana para os bairros e distritos de Belém
O Governo do Pará, em parceria com o Ministério das Cidades, vai garantir a reconstrução da Orla do Cruzeiro, no Distrito de Icoaraci, em Belém. Além de fomentar o turismo e promover a geração de novos empregos, o Estado segue investindo em novas obras de infraestrutura e mobilidade urbana para os bairros e distritos da capital paraense.
“Além da obra em si, a Nova Orla do Cruzeiro vai se destacar pelo aspecto do desenvolvimento turístico, econômico e o acolhimento das pessoas que visitam esse importante cartão postal do Distrito de Icoaraci. Isso será fruto de mais uma parceria entre o Governo Federal, através do ministro das Cidades, Jader Filho, e o Governo do Pará, liderado pelo governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan”, afirmou Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), responsável pela construção do novo equipamento público.
O projeto de reconstrução da Orla de Icoaraci já foi elaborado e estão sendo providenciadas as licenças junto à Prefeitura para o início da obra, que terá um investimento de cerca de R$ 20 milhões, e deve gerar, aproximadamente, 200 empregos diretos e indiretos.
A proposta do Estado para a Nova Orla de Icoaraci prevê a reconstrução da Feira do Açaí, mirante, Feira do Artesanato, praça, cobertura do anfiteatro, calçada e das barracas de tapioca, além da construção de dois novos espaços: área de recreação e esporte e de barracas de água de coco.
Veja mais detalhes da Nova Orla do Cruzeiro, em Icoaraci:
Feira do Açaí: padronização dos boxes com 10 containers para venda de alimentos e utilidades, construção de dois banheiros acessíveis, espaço paisagístico de convivência e cobertura para acomodar e proteger o açaí recebido das ilhas, hoje sem local específico.
Área de recreação e esporte: uma quadra de esportes, um playground interativo, 3 halfs, uma academia ao ar livre, um espaço pet e área de contemplação.
Mirante: nova estrutura para o mirante existente, fortalecendo o seu valor histórico, permitindo a passagem das ambulâncias que realizam o transporte dos pacientes que desembarcam no trapiche, além dos caminhões com mercadorias.
Feira do Artesanato: restauração da estrutura física existente, respeitando a história e a cultura da feira de artesanato do Paracuri, e a construção de dois banheiros acessíveis.
Praça: espaços sombreados para descanso e contemplação e nova pavimentação decorativa.
Barracas de água de coco: ampliação da quantidade de barracas de água de coco de 13 para 16, padronização das barracas com nova arquitetura e construção de dois banheiros acessíveis, hoje inexistentes.
Anfiteatro: nova cobertura, preservando a arquitetura atual.
Barracas de tapioca: nova estrutura com fechamento em alvenaria para as duas barracas de tapioca existentes e ampliação do espaço para acomodar mesas e cadeiras.