Hospital Metropolitano elenca mitos e verdades sobre o câncer de mama
Unidade pertencente à rede de saúde pública do Governo do Pará reuniu mulheres e homens para falar sobre a prevenção da doença
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), elencou os mitos e verdades acerca do câncer de mama, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a segunda que mais acomete mulheres no país.
Com ação voltada para funcionárias, na Campanha "Outubro Rosa", a unidade, por meio do setor de Recursos Humanos (RH), realizou durante toda a semana, palestras e roda de conversa, ministradas por médica, enfermeira e nutricionista, além de aula de dança.
A médica mastologista Jamilly Souza abordou a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado para desfechos favoráveis em diferentes cenários da doença. "É muito comum que as mulheres sintam medo de ir ao médico muito por conta dos mitos criados acerca da doença que sim tem estágios graves, mas o que todos precisam entender é que, se descoberta em estágio inicial, o manejo e desfechos são extremamente mais favoráveis", pontua.
Cenário no Brasil - O Inca estima que o país terá 73.610 novos casos até 2025, uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença provoque 18 mil mortes. Embora rara, a doença também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos.
Conforme o Ministério da Saúde, cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. A médica enfatiza que a prevenção está entre as atitudes fundamentais para a manifestação deste tipo de câncer, entre eles realização de exames regulares, incluindo mamografias, especialmente a partir dos 40 anos, alimentação que priorize frutas e vegetais, maior consumo de água, redução de temperos prontos.
"A alimentação saudável desempenha um papel vital na prevenção do câncer de mama. Optar por alimentos frescos e nutritivos não só fortalece o sistema imunológico, mas também pode reduzir o risco de desenvolvimento de doenças. Incorporar grãos integrais, proteínas magras e uma variedade de cores no prato é essencial. Juntamente com a prática de atividades físicas e a manutenção de um peso saudável, essas escolhas alimentares podem fazer toda a diferença na nossa saúde", diz.
Confira os mitos e verdades acerca do câncer de mama:
Mitos
- Câncer de mama é apenas uma doença genética.
- Homens não podem ter câncer de mama.
- Fazer mamografia causa câncer de mama.
- Se não há sintomas, não há câncer.
Verdades
- O câncer de mama pode ser prevenido com hábitos saudáveis;
- Exames regulares são essenciais;
- Idade e histórico familiar são fatores de risco;
- A amamentação pode reduzir o risco.
Estrutura - Pertencente à rede de saúde pública do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade dispõe de 228 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.