Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional do Marajó já registra mais de 2.300 serviços pediátricos em 2024

Os investimentos no cuidado com o público infantil contemplam desde a gestação até as demais fases de desenvolvimento da criança

Por Governo do Pará (SECOM)
22/10/2024 17h11

Em 2024, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, já realizou mais de 2.300 atendimentos pediátricos, resultado dos investimentos em cuidados com o usuário infantil desde a gestação. Pediatra do HRPM, Karen Salomão explicou a importância de acompanhar a criança em todas as fases de seu desenvolvimento, inclusive intrauterino.

“Quando conseguimos acompanhar o final da gestação dessa mãe, junto à equipe de obstetrícia, já conseguimos coletar a história prévia dessa criança e detectar problemas que possam vir a acontecer, se for o caso, e entrar com tratamentos adequados. A grande importância disso é que conseguimos garantir uma boa assistência para esse bebê. Quando falamos de assistência, ela engloba o verdadeiro conceito de saúde, que é garantir o bem-estar físico, social e emocional dessa criança”, informou a especialista.

Karen Salomão acrescentou que, ao longo de 2024, mais de 2.300 atendimentos impactaram positivamente a vida de famílias que utilizam os serviços do HRPM. A médica observou ainda que a criança sempre procura a assistência na companhia de algum familiar. “Esse é o nosso maior objetivo, tratar a criança de uma maneira global, porque o presente influencia diretamente no futuro dela. Ter essa oportunidade de atingir 2.300 crianças e suas famílias nos traz a oportunidade de orientar e estimular essas famílias a trazerem o que há de melhor dentro das condições da região para essa criança”, destacou a médica.

Leandro Aquino dos Santos ao lado do filho, Joabe, reconhece o empenho da equipe multiprofissional do HRPM Aprovação - Leandro Aquino dos Santos, 30 anos, acompanha o filho Joabe Ramos dos Santos, 8 anos, internado na Clínica Pediátrica, aprova o atendimento na unidade. “Os profissionais atendem o meu filho muito bem. O atendimento é humanizado. Nos sentimos seguros durante todo o atendimento, e ele tem apresentado uma boa melhora. Tem até um espaço especial para as crianças internadas, a Brinquedoteca, que ele gosta muito. Até na alimentação, que ele é bem exigente, está gostando. Eu vejo o Hospital como de alta capacidade. Indico muito o atendimento, pois somos bem tratados aqui”, afirmou o autônomo.

Dados - De janeiro a setembro deste ano, o Hospital Regional Público do Marajó registrou 76 internações na UTI Pediátrica, 70 internações na UTI Neonatal e 190 internações na Clínica Pediátrica. No mesmo período, a instituição ofereceu 1.601 consultas em pediatria e realizou 402 partos, totalizando 2.339 serviços prestados ao usuário infantil.

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel

Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, n.º 1.266, Bairro Centro, Breves/PA. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM