Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSFORMAÇÃO

Governo do Pará investe em melhorias na saúde pública da população de Belém

Só em 2024, foram entregues novos espaços de saúde como o Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, o novo ambulatório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e o Centro de Cuidados Paliativos, no Ophir Loyola

Por Governo do Pará (SECOM)
19/10/2024 08h00

Nos últimos anos, o governador Helder Barbalho, tem realizado importantes investimentos na área da saúde da capital paraense, Belém, melhorando o atendimento prestado à população e ampliando a oferta de leitos hospitalares. As iniciativas incluem reformas, ampliações e construções de novas unidades hospitalares, que incluem desde atendimentos de emergência até os cuidados especializados em doenças complexas.

Um marco deste trabalho realizado pelo Governo do Pará foi a obra no Hospital Dr. Abelardo Santos, em 2019, que transformou o local em uma unidade de referência para urgências e emergências, além de especialidades como ortopedia, pediatria e obstetrícia. Com a modernização do hospital, o local pode atender a crescente demanda de pacientes, proporcionando um serviço mais ágil e qualificado.

No ano de 2020, a criação da Policlínica Metropolitana expandiu o acesso da população a consultas especializadas e exames de diagnóstico por imagem. Já o Hospital Jean Bitar, foi equipado com novas máquinas de ultrassom, o que aprimorou os diagnósticos e tratamentos oferecidos na unidade.

Fortalecimento - A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, explica a importância de fortalecer a saúde da capital. “Esse conjunto de ações fortalece o sistema de saúde público, assegurando que a capital paraense tenha uma estrutura mais robusta e capaz de atender às demandas crescentes. Com estes investimentos, o governo estadual demonstra seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, buscando oferecer mais dignidade no atendimento e melhores condições de recuperação para os pacientes”, declarou Ivete.

A Santa Casa de Misericórdia do Pará também passou por importantes transformações nos últimos anos. O hospital contou com a entrega de uma nova unidade de atendimento psicossocial para crianças e adolescentes, voltada principalmente para vítimas de violência. Além disso, teve também a criação de uma enfermaria pública especializada no tratamento de doenças hepáticas, a primeira no estado. E um novo ambulatório adulto também foi entregue, com capacidade para realizar cerca de duas mil consultas mensais. Já em 2023, a unidade também contou com a inauguração da UTI Pediátrica São Damiã, com 10 leitos equipados com tecnologia de ponta. A unidade recebeu ainda um investimento que reforçou o atendimento pediátrico de alta complexidade em Belém.

No mesmo ano, a URE Demétrio Medrado, em Belém, passou por uma reforma que modernizou suas instalações, ampliando a oferta de serviços especializados, com impacto direto no atendimento ambulatorial.

Mais saúde em 2024 - A saúde pública da capital paraense alcançou em 2024, novos patamares com a inauguração de importantes unidades. A entrega do novo Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, localizado na Avenida Augusto Montenegro, representou uma ampliação importante da capacidade de atendimento emergencial na cidade. A unidade disponibiliza UTIs pediátrica e adulta e funciona no modo porta-aberta 24 horas para casos de emergência.

Além disso, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna inaugurou um moderno ambulatório. O espaço foi projetado para proporcionar mais conforto e qualidade no atendimento, beneficiando aproximadamente 200 pessoas diariamente. O ambulatório disponibiliza à população, diversas especialidades médicas, como cardiologia, nefrologia e psiquiatria – nas quais o HC é referência –, e outras ligadas ao perfil do hospital.

Outro destaque deste ano foi a entrega de novos leitos e equipamentos ao Hospital Ophir Loyola, uma das principais referências no tratamento de câncer no Pará. A nova unidade de radioterapia e o laboratório de análises clínicas reforçam o compromisso do governo estadual com o atendimento de alta complexidade, especialmente em oncologia. Outro marco importante na unidade foi a inauguração do Centro de Cuidados Paliativos no HOL, dedicado ao atendimento humanizado de pacientes com doenças graves em estágios avançados, proporcionando alívio do sofrimento e suporte integral, tanto aos pacientes quanto às suas famílias.

Além das novas construções e reformas, o Governo do Estado tem se dedicado à modernização tecnológica, investindo na aquisição de equipamentos avançados, como mesas cirúrgicas para o Hospital Dr. Abelardo Santos.

Ainda em 2024, a Santa Casa de Misericórdia foi contemplada com a modernização do “Espaço Acolher” e da Enfermaria Maria Goreth, localizada na área centenária da instituição. Com a reforma, a unidade agora conta com 21 leitos, sendo um de isolamento, distribuídos em espaços amplos e modernos, climatizados, com novos mobiliários e equipamentos de última geração. Essa ação não só amplia a capacidade de atendimento da Santa Casa, como também oferece um ambiente mais confortável e humanizado para os pacientes.

Avanços na saúde - Essas ações buscam integrar a capital às necessidades de outras regiões do estado, como evidenciado pela entrega de ambulâncias equipadas com UTI móvel para os 144 municípios paraenses. Com essa iniciativa, o governo assegura que pacientes em estado crítico possam ser transferidos rapidamente para unidades de alta complexidade na capital, aumentando suas chances de recuperação e minimizando o risco de agravamentos durante o transporte.

Com as entregas, a rede hospitalar de Belém segue em crescimento, refletindo a preocupação da gestão atual em garantir um atendimento de qualidade à população. Seja em áreas de alta complexidade, como oncologia e pediatria, ou em atendimentos de urgência e emergência, a ampliação da infraestrutura de saúde está sendo acompanhada de modernização tecnológica e de uma gestão que prioriza a humanização e o acolhimento.

Texto: Bianca Botelho - Ascom/Sespa