Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos da rede pública estadual são premiados em concurso de redação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/11/2015 15h42

Escrever um futuro diferenciado. Com essa proposta, estudantes, orientadores e gestores de escolas públicas estaduais participaram da premiação dos dez melhores trabalhos do Concurso de Redação da Mineração, nesta quarta-feira (4), na Estação Gasômetro do Parque da Residência. O concurso é uma promoção do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O concurso teve como tema “Mineração com responsabilidade social – A vida é nossa maior riqueza”, abordando a presença e a contribuição do setor da mineração para a vida dos paraenses. “Há quatro anos nós somos parceiros da educação do Pará por meio do concurso de redação sobre o tema do ano respectivo. É uma parceria que deu certo, porque mais de 11 mil alunos já se inscreveram nos quatro concursos e no ano que vem, no quinto, nós queremos chegar a 20 mil. Esta é a nossa meta junto com a Seduc. Um dado diferencial desse concurso é que a banca examinadora e avaliadora das redações é toda da Seduc”, afirmou o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior.

José Fernando Gomes ressaltou que o concurso de redações faz parte das ações do Pacto pela Educação do Pará, abrangendo ações para elevar a educação do Estado em cinco anos. O Simineral foi um dos primeiros signatários do Pacto.

O tema do concurso foi trabalhado por estudantes e professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. O gênero textual definido para o concurso foi o dissertativo argumentativo.

Incentivo - A diretora de Ensino Médio e Educação Profissional da Seduc, Joseane Figueiredo, afirmou que “com a premiação cada escola se sente mais motivada a produzir, a incentivar seus alunos a participarem do concurso, produzir textos, além de trabalhar a leitura e a escrita”. Joseane informou ainda que as escolas premiadas foram duas do interior do Estado e oito da Região Metropolitana de Belém. Segundo a diretora de Educação Infantil e Fundamental da Seduc, Marizete Martins, que representou a secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Hage, na cerimônia, esses jovens já vão crescer com o senso de responsabilidade social e conhecendo mais profundamente aspectos estruturais da realidade econômica e social do Estado.

Na relação dos vencedores do concurso, no ensino fundamental, estão: 1º lugar – João Emanoel Tenório dos Santos; orientadora: Marlúcia Martins Carneiro, da Escola Pinto Marques; 2º lugar – Letícia Cabral dos Anjos; orientadora: Josiana Rego Ferreira, da Escola Justo Chermont; 3º lugar – Edivan da Luz Silveira; orientadora: Valquíria Carvalho, da Escola Maria Gabriela Ramos Oliveira; 4º lugar – Pedro da Silva da Costa; orientadora: Zélia Mônica Lima dos Santos, da Escola Celina Del Tetto; 5º lugar –  Thalita Adriane da Silva Livramento; orientador: Helioneth Daniel Lisboa, da Escola Jorge Lopes Raposo.

No ensino médio, os vencedores são: 1º lugar – Ernandes Matias do Amaral; orientadora: Solange Maravai, da Escola Waldemar Lindermayer; 2º lugar - Jonas Cunha da Silva; orientadora: Maira do Socorro da Mata Martins, da Escola Jorge Lopes Raposo; 3º lugar - Alessandra Sousa da Costa; orientador: Ivo Soares Vieira, da Escola Anexo Professor Basílio de Carvalho; 4º lugar – Cláudia Aline da Silva Brabo; orientadora: Marlúcia Martins Carneiro, da Escola Pinto Marques; 5º lugar – Matheus de Lima Guedes; orientadora: Bruna da Costa Luz, da Escola Dom Calábria.

A premiação para estudantes, orientadores e escolas participantes do concurso envolveu ultrabooks; notebooks, tablets, smartphones, câmeras fotográficas e aparelhos datashow.