Plantadores de açaí de Capitão-Poço investirão também em cacau
Quatro mil mudas de cacau melhorado geneticamente estão sendo reproduzidas pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Assistência Técnica do Estado do Pará - Emater em Capitão-Poço, no nordeste do Pará, para distribuição, em janeiro do ano que vem, entre agricultores familiares das comunidades Nova Colônia e Igarapé Grande.
Com o objetivo de incentivar o consórcio com o cacau entre os plantadores açaí, a Emater acredita que o cultivo venha a ser mais uma alternativa de renda e segurança alimentar para a agricultura familiar do município.
“São duas culturas que combinam muito bem. O cacau e o açaí se complementam tanto, em termos de irrigação e compensação de solo, que não é necessário nem irrigação. O modelo é inspirado em uma experiência da Emater em Tomé-Açu [município próximo]”, explica o engenheiro agrônomo da Emater Antônio Augusto Santos.
As sementes originais foram doadas este mês pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - Ceplac e estão sendo semeadas pela Emater em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura - Semagri.