Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORRENTE DO BEM

Pacientes do Oncológico Infantil participam de ensaios fotográficos temáticos

Cenários coloridos e figurinos alegres nortearam sessões que ocorreram em estúdio profissional e na unidade de saúde do Pará

Por Ascom (Ascom)
10/10/2024 16h40

Na Semana da Criança, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em parceria com o voluntariado da instituição, realizou ensaios fotográficos e entrega de presentes aos pacientes assistidos na unidade. Acompanhados por familiares, usuários em atendimento ambulatorial participaram de um passeio com direito a fotos em estúdio profissional e ida a um parque infantil. Já os registros fotográficos daqueles em internação foram feitos na própria casa de saúde. Além da experiência como modelos, as crianças receberam um álbum com os melhores registros.

Foram dois dias de ensaios. Na última terça-feira (8), pacientes em atendimento ambulatorial fizeram imagens em estúdio profissional concedido pela fotógrafa voluntária Carol Marques. No local, a criançada recebeu presentes e seguiu para outro espaço parceiro, o Pix Parque, onde brincaram enquanto os álbuns eram confeccionados. Já na quarta-feira (9), os registros foram feitos em uma das brinquedotecas da unidade de saúde, contemplando pacientes internados, que também foram presenteados com brinquedos e com uma coleção fotográfica exclusiva.


A ação contou ainda com o apoio da Casa Ronald McDonalds, instituição que hospeda crianças em tratamento oncológico, responsável por disponibilizar um ônibus para o traslado de pacientes e familiares rumo ao estúdio e ao espaço recreativo.

Novo cotidiano - A colaboradora do Setor de Humanização do Hoiol, Yumi Dias, participou dos dois momentos e garantiu que os ensaios ressignificaram a Semana das Crianças na instituição. Para ela, as atividades desenvolvidas no Hospital Octávio Lobo permitem que os pacientes observem o contexto hospitalar sob outra perspectiva, que não envolve somente a rotina de consultas, exames e fases do tratamento oncológico.

"Foi uma experiência maravilhosa poder cantar com a banda durante o ensaio fotográfico e ver a alegria das crianças e dos pais em um momento tão especial. É sempre bom proporcionar bem-estar e animação às crianças e adolescentes que lutam contra o câncer. Com o apoio da instituição e do voluntariado, nossos usuários, internados ou em atendimento ambulatorial, vivem momentos únicos. Nossa maior alegria é tornar o dia-a-dia deles mais especial", afirmou a brinquedista.

A experiência também foi marcante para Carol e equipe de profissionais voluntários, que juntos, doaram mais de 100 brinquedos. “Eu sempre tive muita vontade de desenvolver algum trabalho voluntário e quando conheci o hospital, decidi que era o momento de doar a essas crianças o que temos de mais precioso, o tempo. Montamos um cenário exclusivo e chamamos personagens para animá-las desde a recepção até a finalização do ensaio. Foi uma corrente do bem. Nós conseguimos com clientes e parceiros lanches, músicos, animadores, brinquedos e a ida ao Pix Parque para que as crianças tivessem um dia inesquecível”, afirmou a empresária.

A mais nova voluntária da instituição conta ainda que atua no ramo da fotografia há 18 anos e que levará a experiência com os pacientes do Oncológico Infantil para a vida. “O trabalho voluntário é recompensador e estamos com o coração transbordando gratidão e alegria com essa campanha solidária. A foto eterniza. Quando eu tinha 5 anos, eu tive a oportunidade de fazer um ensaio e até hoje me lembro da sensação daquele dia. Eu era muito humilde e aquele cenário me encantou tanto que eu parecia estar na Disney. E é esse mesmo sentimento que buscamos proporcionar a essas crianças. Essa parceria com o hospital é a primeira de muitas que virão”, adiantou a fotógrafa.

Estilo - Para os ensaios, as crianças escolheram figurinos de personagens do imaginário infantil. Super-heróis, príncipes, princesas e animais foram os mais pedidos. Bastante emocionados, profissionais e familiares não contiveram a emoção. A exemplo da dona de casa Tayane Rodrigues, 27 anos, mãe do paciente Miguel, de 2 anos. A criança luta contra a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e fez o ensaio caracterizado como o personagem favorito.

“Ele ama o Woody (protagonista de Toy Story, franquia de filmes da Disney e Pixar). Ele usou essa fantasia no aniversário de dois anos e, quando foi internado, eu trouxe para ele usar no dia da alta. Mas quando me disseram que teria esse ensaio, eu o vesti e o trouxe logo para a brinquedoteca. Foi muito legal e emocionante”, afirmou ela, que há 12 dias acompanha o filho hospitalizado.

A desenvoltura da filha, Anny Gabrielly, 9 anos, surpreendeu Marilene Costa, 39 anos. “Minha filha tem um tumor cerebral, vai passar por cirurgia amanhã (10) e viemos aqui participar da programação. A Anny não costuma fazer fotos, mas se divertiu muito e gostamos do resultado. Foi um presente e tanto”, disse a marabaense. “Eu ganhei uma Barbie Sereia e fiz fotos”, comemorou a criança ao lado da mãe.

Serviço - Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Octávio Lobo é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.

Texto: Ellyson Ramos - Ascom Hoiol