Governo do Pará entrega Regimento de Polícia Montada e anuncia homologação de concurso com 4 mil vagas
Governador Helder Barbalho anunciou o concurso da PM para reforçar efetivo já em 2025
O Governo do Pará entregou, na tarde desta quinta-feira (10), a nova sede do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar (PMPA), no bairro Mangueirão, em Belém. Na oportunidade, o governador Helder Barbalho aproveitou para anunciar que o concurso da PM com 4 mil vagas será homologado em novembro para reforçar efetivo da instituição já em 2025, e a inauguração de novas unidades da instituição.
“A Cavalaria representa uma das principais estratégias de policiamento especializado do Estado, garantindo proteção a população, estabelecendo a ordem e a prestação do serviço social através da equoterapia. Essa é uma unidade que, por um lado, promove a segurança pública, reduz a criminalidade e promove a paz, mas também o cuidado com a saúde daqueles que precisam do apoiamento para o desenvolvimento motor através da relação direta com os animais”, ponderou.
Além da construção do espaço físico, foram adquiridos novos equipamentos e mobiliário. Esses investimentos irão garantir infraestrutura moderna e planejada à Unidade mais antiga da PMPA. No local funcionará também o Centro de Reabilitação da Polícia Militar, onde ocorre o Programa de Equoterapia da PMPA, voltado à reabilitação de pessoas com deficiências ou condições especiais.
“Hoje, o regimento de polícia montada ganha uma nova sede que compõe um conjunto de investimentos e ampliação do efetivo policial. Estamos investindo em novos animais para melhorar a condição da prestação de serviço, investimentos nos apetrechos, nas estruturas necessárias e utensílios para bem assistir e garantir a paz pra população", completou o governador.
“Nós estaremos agora no início de novembro, na primeira semana de novembro, fazendo a homologação do resultado deste concurso público que é o maior da história da Polícia Milita. São cerca de quatro mil novos policiais. Com a homologação nós já atuaremos no chamamento para a qualificação para que estes novos policiais já possam adentrar ao nosso efetivo, ampliando portanto a presença da polícia no ano de 2025”, informou Barbalho.
O governador informou que, ainda este mês, pretende entregar um novo Batalhão de Missões Especiais da PM no município de Castanhal, permitindo com que a cidade possa estar melhor assistida com mais investimentos e prosseguiremos trabalhando e atuando para fortalecer a Polícia Militar do Pará", finalizou.
O Regimento é a unidade mais antiga da PMPA e atua com policiamento estratégico com uso de equinos, sobretudo em grandes eventos, como partidas esportivas, reintegrações de posse ou controle de distúrbios civis. O novo espaço, onde funcionará a sede administrativa do RPMont, inclui área de treinamento, amplo auditório, salas de gestão administrativa especializada, além de alojamentos, refeitório, salas do comando e subcomando e estacionamento.
“Essa unidade pertencente ao Comando de Missões Especiais que é utilizada naquelas ocorrências mais complexas. As ocorrências onde as unidade locais não consegue resolver o problema. A cavalaria é o regimento de uma tropa que é decisiva no sucesso de qualquer operação de controle de distúrbio de civis e reintegração de posse. A gente fica muito feliz de estar entregando esse novo quartel, todo construído do zero, em condições perfeitas para que o nosso policial possa prestar um serviço de excelência para a sociedade paraense”, ponderou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.
As condições de trabalho no novo espaço agradaram aos policiais militares que atuam no local. “Essa é uma construção do prédio administrativo novo e completo. Representa o reconhecimento por parte do Governo com a tropa, com o efetivo da tropa montada, uma vez que a gente está com espaço onde vai ter sala de treinamento, alojamento, sessões e o o administrativo. Um espaço que proporciona a base para operacionalizarmos nossas ações“,comemorou o comandante do Regimento de Polícia Montada, Major Ramiro.