Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LANÇAMENTO

IFC Amazônia 2024 reforça potencial do Pará no desenvolvimento sustentável da aquicultura

Evento ocorrerá em novembro, em Belém, sede da COP 30, oferecendo workshops, feira de tecnologias e oportunidades de negócios

Por Lorena Esteves (SEDAP)
09/10/2024 15h23

A edição 2024 do IFC Amazônia, maior evento do setor de pescados da região, foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira (9, em Belém). O evento inclui congresso internacional e feira de tecnologia e negócios, com apoio do Governo do Pará. Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o IFC Amazônia ocorrerá pela segunda vez em Belém, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, reconhecendo o potencial do Pará como porta de entrada para a região e como modelo de desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil.

Durante o lançamento, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém, o presidente do IFC Amazônia, Altemir Gregolin, reforçou o papel do Pará no cenário da aquicultura. Segundo ele, "o Pará é o portal de entrada para a Amazônia, sendo o ator mais relevante na busca de soluções econômicas para a região. A aquicultura será uma importante alternativa para a geração de emprego e renda".

Programação e expectativas - No lançamento do IFC Amazônia 2024 foram apresentados detalhes da programação, que terá mais de 70 conferencistas nacionais e internacionais, oferecendo ainda workshops, feira de tecnologias e negócios, e a "cozinha show", que promete atrair o público com demonstrações gastronômicas. São esperados para participar desta edição pescadores, aquicultores, profissionais do setor, empresários, instituições de ensino e pesquisa, investidores e demais interessados na temática de pesca e aquicultura.

A CEO do evento, Eliana Panty, destacou que a expectativa é superar o número de participantes da edição anterior. "Tivemos mais de 4.500 participantes na primeira edição, e acreditamos que essa segunda extrapolará fronteiras, atraindo empresas de várias regiões do Brasil, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, interessadas em tecnologia e negócios", informou Eliana Panty.

Crescimento - O secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, falou sobre o crescimento da produção de pescado estadual, que registrou um aumento de 12% nos últimos anos.

"O Pará foi escolhido para sediar o IFC Amazônia por sua riqueza de recursos hídricos e clima favorável. Temos toda a condição de avançar muito na produção aquícola, não só para o consumo interno, mas também para exportação", informou Giovanni Queiroz, destacando a importância do evento para incentivar o acesso de novos produtores no setor.

Sustentabilidade e COP 30 - Carlos Xavier, presidente da Faepa, fez uma conexão entre o evento e os temas ambientais que ganham força com a proximidade da COP 30 (conferência internacional sobre mudanças climáticas), que será realizada em Belém, em 2025.

"Precisamos trabalhar a consciência política e entender nossas potencialidades. Temos 3% da água doce do mundo, e esse evento é uma oportunidade de mostrarmos para o mundo a força da produção aquícola paraense", ressaltou Carlos Xavier.

Serviço: O IFC Amazônia é um desdobramento regional do IFC Brasil. Para esta edição, a programação prevê 40 horas de atividades. As inscrições gratuitas já estão abertas, mediante credenciamento no site https://ifcamazonia.com.br/). (Com informações de Ascom IFC Amazônia)