Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIRCUITO DE BENQUERENÇA

Aprovado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto da Uepa oferta oficinas

A iniciativa gratuita em Bragança, que envolve uma rede de parceiros, visa utilizar a ciência e tecnologia para reduzir desigualdades sociais

Por Governo do Pará (SECOM)
01/10/2024 13h14

Com o tema "Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais", a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será realizada de 14 a 20 de outubro, com o objetivo de valorizar e promover soluções sustentáveis, além de proteger a biodiversidade brasileira e os saberes tradicionais das comunidades locais. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é uma das instituições com projetos aprovados no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Entre esses projetos está o "Circuito de Benquerença, Ciências e Saberes", que oferecerá oficinas nos municípios de Bragança e Tracuateua, municípios do nordeste paraense. 

Guaciara Barbosa de Freitas, jornalista, pesquisadora e coordenadora do projeto de abrangência intermunicipal, explica que a iniciativa visa “reduzir desigualdades sociais por meio da ciência e tecnologia. Todas as atividades serão gratuitas e acessíveis ao público”.O projeto quer envolver estudantes, professores e famílias em um circuito que foi pensado a partir da realidade local

Ainda segundo a pesquisadora, um dos diferenciais do projeto é que desde o planejamento até a execução tudo é feito com a participação de professores e gestores das escolas municipais que receberão as atividades. “Nossa expectativa é que desde os estudantes, até os professores e as famílias sintam que o nosso circuito foi pensado a partir da realidade e das demandas deles. A intenção é que o projeto favoreça um olhar mais atento para essa realidade, tanto numa dimensão física de preservação dos ecossistemas costeiros da região, como dos saberes tradicionais dos agricultores, produtores de farinha e outros”, informa Guaciara Barbosa.

Parcerias - A iniciativa envolve uma rede de parceiros, com profissionais da área de comunicação, como jornalistas, designers e publicitários, que atuam na Assessoria de Comunicação da Uepa, além de professores da Educação Básica e Ensino Superior de várias instituições, como a Diretoria Regional de Ensino de Bragança (DRE), Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Bragança, Universidade Federal do Pará (UFPA) - Bragança, Projeto Aluno Repórter, Instituto de Estudos Costeiros (Iecos) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As atividades programadas incluem oficinas de Estamparia Manual, Compostagem e Jardins Funcionais, Comunicação Comunitária e Popular, Robótica, Meio Ambiente, Animação de Bolso, Podcast, Gastronomia Tradicional e Produção de Vídeos. 

A designer, artista e servidora da Uepa Josi Mendes, ministrante da oficina de Estamparia Manual, ressalta que a atividade propõe a observação do ambiente natural local para a tradução visual em desenhos, que formarão estamparias para serem aplicadas em tecidos. “Por meio de oficinas diversas, que vão da Gastronomia à Inteligência Artificial, estudantes e professores da cidade de Bragança poderão ter contato com o conhecimento acadêmico associado às temáticas relacionadas à biodiversidade e aos conhecimentos tradicionais locais. Nesse caso, o design é uma ferramenta que favorece uma percepção sensível e artística sobre o lugar onde vivem”, ressalta Josi Mendes.

O evento culminará na mostra cultural-científica intitulada "Mostra de Bem-querer: Ciência, Saberes e Vida", destacando os resultados das atividades e dando visibilidade aos saberes e conhecimentos gerados. A programação incluirá também uma roda de escuta e um show com o Quarteto da Uepa, no Teatro do Liceu de Bragança, campus XXI da Uepa, na sede municipal.

Texto: Alanny Alves, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Marília Jardim - Ascom/Uepa