Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

No Hospital Metropolitano, projeto instrui acompanhantes sobre cuidados com pacientes

A iniciativa foi criada para dar autonomia e segurança aos acompanhantes no trato diário com o paciente internado

Por Alberto Dergan (HMUE)
30/09/2024 18h39

No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, a atenção ao paciente vai além dos cuidados clínicos. Por meio do Projeto "Bate-papo Beira Leito", a unidade pública de saúde oferece um espaço educativo para acompanhantes, capacitando-os a se tornarem facilitadores no cuidado dos familiares internados.

"O acompanhante é uma extensão do cuidado. Quando eles estão informados, conseguem ajudar na recuperação do paciente de maneira mais eficaz. A iniciativa proporciona essa troca de conhecimento e os resultados têm sido extremamente positivos", afirma Débora Lourinho, coordenadora da unidade de internação.

Os encontros são realizados no hall de convivência da enfermaria e contam com palestras informativas conduzidas por especialistas de diferentes setores. Na última semana, os temas abordados foram mudança de decúbito, com a equipe de fisioterapia, cuidados com infecções e orientações nutricionais, ministrado pela nutricionista, além de riscos atrelados às infecções, temática abordada pela coordenação do Serviço de Controle e Infecção (SCIH). 

Ana Melo acompanha o marido internado no Metropolitano após sofrer um acidente de trânsito. Segundo ela, o projeto cooperou para que ela tenha mais autonomia no cuidado.

"Além de ter esse conhecimento, a gente fica mais feliz em poder ajudar nosso ente querido. Eu, por exemplo, estava fazendo de forma errada e já sei que não é desse jeito. Aprendi e vou fazer corretamente para aplicar no tratamento do meu esposo", disse.

Com uma abordagem multidisciplinar, a iniciativa demonstra o compromisso do HMUE, que pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, em oferecer um atendimento humanizado, onde todos os envolvidos no processo de recuperação do paciente são valorizados. "Nosso objetivo é que cada acompanhante se sinta parte da equipe de cuidados", enfatiza Débora.

Estrutura — Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.

A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica — exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras —, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).