Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEMÓRIA

Museu resgata a história da escola de enfermagem da Universidade do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/11/2015 11h53

Em comemoração aos 71 anos da graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Escola de Enfermagem Magalhães Barata, localizada na Avenida José Bonifácio, bairro do Guamá, inaugura na próxima terça-feira (10), às 8h, um museu com peças históricas que contam a trajetória do curso ao longo dos anos. São mais de 50 artigos, catalogados pelos professores da universidade.

O público poderá ver de perto um dos primeiros modelos de esqueletos usados nas aulas – instrumento que era temido na época, explica a coordenadora do curso de enfermagem, Terezinha Vieira. O modelo antigo chama atenção pela forma com que foi projetado. “Como as pessoas tinham medo, ele ficava pendurado dentro do armário fechado e só era visto quando alguém abria a porta ”, detalha.

O museu traz lembranças do ano de inauguração do curso e da escola, 1944.  São quadros com fotografias, banners, mesa usada nas formaturas e os primeiros bonecos protótipos de massagem cardíaca, entre outros. “Esses bonecos têm uma mecânica esquisita, coisas de antigamente. Os móveis também, como a mesa toda desenhada com modelo da enfermagem. É uma peça rara. Temos ainda livros antigos, vidrarias e fotos”, destaca a coordenadora.

A finalidade do museu, localizado em uma das primeiras salas, na entrada do campus IV, é fazer com que o público conheça as fases pelas quais a Escola de Enfermagem passou. “É uma grande inauguração. Tudo foi construído pela colaboração dos professores. Queremos que as pessoas se lembrem de toda a construção da Escola de Enfermagem”, ressalta a coordenadora do curso. Logo após a inauguração, haverá uma missa e, em seguida, palestra sobre ética profissional, no auditório. Na área livre do campus, uma estrutura para a prática de rapel estará à disposição dos convidados.

Histórico – A Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Uepa foi a primeira instituição a ofertar na região Norte o curso. Criada em 1944, por João de Barros Barreto e Waldir Bouhid, diretores dos departamentos nacional e estadual de saúde, respectivamente, pelo Decreto n° 174, de 10 de novembro de 1944, foi primeiramente chamada de Escola de Enfermagem do Pará.

Com a criação da Uepa, constituída pela Lei 5.747, de 18 de maio de 1993, e instalada em definitivo em 5 de abril de 1994, a Escola de Enfermagem foi incorporada à estrutura universitária e passou à categoria de curso de graduação em enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Com o decorrer dos anos, o ensino de pós-graduação lato sensu alcançou avanços significativos com a implantação de onze cursos. Ele também se desenvolveu com a primeira turma do mestrado em enfermagem, em parceria com a Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Uepa já formou mais de 1,7 mil enfermeiros. O curso adota como base filosófica a dimensão humana do cuidado no exercício da profissão como prática da assistência em todos os níveis do ensino, da pesquisa e da administração da assistência e dos serviços de saúde.