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EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Alunos vivenciam a biodiversidade amazônica em ação educativa no Parque Estadual do Utinga

Os estudantes também aprenderam sobre o papel fundamental dessas áreas na promoção de espaços destinados ao lazer e à contemplação da natureza preservada

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
23/09/2024 16h02

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) realizou uma ação educativa voltada para 23 alunos da Escola Estadual Monsenhor Azevedo, localizada no bairro Guamá, em Belém. A atividade, em comemoração ao Dia da Árvore, faz parte das iniciativas do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que busca integrar jovens de áreas vulneráveis à educação ambiental, proporcionando-lhes contato direto com a natureza.

Durante a visita, as técnicas da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB) apresentaram aos estudantes o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, destacando a importância das Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral para a preservação da biodiversidade amazônica. Os alunos também aprenderam sobre o papel fundamental dessas áreas na promoção de espaços destinados ao lazer e à contemplação da natureza preservada.

Um dos momentos mais simbólicos da atividade foi o abraço coletivo à samaumeira “Pávula”, uma árvore imponente localizada na entrada da UC e que se destaca como um dos símbolos do Parque. O ato reforçou a importância das árvores na preservação do meio ambiente, sensibilizando os alunos sobre a necessidade de conservar essas riquezas naturais.

Aventura - Após o abraço, os alunos seguiram para a Trilha do Patauá, conduzidos pelos monitores da empresa Amazônia Aventura. Durante o percurso, tiveram a oportunidade de observar a fauna e a flora locais, incluindo aves, insetos e uma variedade de árvores e flores. A trilha proporcionou uma imersão completa na natureza, permitindo que os jovens estudantes pudessem compreender na prática a importância da preservação ambiental.

“A realização dessa atividade nos enche de orgulho. Ver o envolvimento das crianças, o entusiasmo ao conhecer a Samaúma e ao caminhar pela trilha, é uma maneira prática de incentivá-los a cuidar do meio ambiente e valorizar a rica biodiversidade que temos”, destacou o titular da GRB, Júlio Meyer.

Aprendizagem - Para a professora de Geografia e Educação Ambiental, Elly Crystian de Oliveira Pinto, a aula-passeio foi uma experiência única para os alunos da Escola Monsenhor Azevedo. “Essa atividade proporciona ao professor a chance de mostrar na prática o quão rico é o bioma amazônico e sua necessidade de preservação. Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto a biodiversidade que estudamos em sala de aula, concretizando os conceitos com exemplos reais”, afirmou a docente.

A professora também ressaltou o impacto do passeio na conscientização ambiental dos alunos. “Foi incrível ver como os guias do Parque apresentaram as espécies, como o Breu Branco, e explicaram sobre a convivência harmoniosa dos animais. Puderam ouvir os sons da natureza e sentir os aromas da Amazônia, o que foi transformador para eles”, concluiu Elly.

A atividade foi finalizada por volta das 11h, com agradecimentos aos organizadores e um convite para que os alunos retornem ao Parque acompanhados de suas famílias. A iniciativa do Ideflor-Bio reforça o compromisso de integrar a comunidade ao esforço de preservação ambiental, promovendo o conhecimento e a valorização do bioma amazônico.