Alunos de Rede Estadual lançam livros no Salão do Livro do Baixo Amazonas
Alunos e professores de duas escolas da rede estadual de ensino estão lançando livros oriundos de pesquisas escolares no VIII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. "A Cidade Assombrada e Outras Histórias: contos sobre a morte e o medo" e "Arapemã, uma comunidade Quilombola na Amazônia" podem ser encontrados no estande dos Autores Paraenses ou no estande da Seduc (Secretaria de Estado de Educação), no Salão que está funcionando até domingo (15) no Parque da Cidade, em Santarém, na região Oeste do Estado.
"A Cidade Assombrada e Outras Histórias: contos sobre a morte e o medo" foi resultado do Projeto "Literatura Fantástica", desenvolvido pela professora Elisanea Carvalho Duarte, da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Álvares Cabral, de Santarém. O projeto trabalhou com os alunos a prática da leitura e da escrita, resgatou os valores culturais da cidade de Santarém através das histórias de visagens e assombrações e discutiu com os alunos a temática da morte.
"Esses mitos eram muito comuns há algum tempo na cidade, mas foram esquecidos devido ao processo de modernização urbana", comentou a professora Elisanea. "Assim regatamos estes mitos e mantemos viva a cultura local", complementou. Inicialmente os alunos conheceram obras de autores clássicos sobre o mesmo tema, como Lorde Byron e Edgar Alan Poe.
Após discutirem os temas lidos, os alunos passaram a pesquisa de campo entrevistando moradores antigos de suas comunidades. As histórias resgatadas foram selecionadas e os contos mais consistentes integram a publicação que está sendo lançada nesta edição do Salão do Livro do Baixo Amazonas.
Quilombos - "Arapemã, uma comunidade Quilombola na Amazônia" traz a experiência de uma pesquisa interdisciplinar "Africanidades na Amazônia", realizada pelos professores Welcia Mara, Gilneiane Cantuário, Edvalda Silva e Marinês Soares em uma comunidade quilombola do oeste do Pará.
Do projeto de Pesquisa originou-se o livro que está sendo lançado no Salão do Livro, um jornal e um documentário realizado pelos próprios alunos. Durante a execução do projeto os alunos trabalharam conceitos das disciplinas História, Biologia, Educação Física e Geografia. O trabalho de campo consistiu em visitas a comunidade quilombola de Arapemã, uma das mais carentes da região.
Arapemã é composta por 92 famílias e possui 303 habitantes. A subsistência da comunidade está centrada na pesca. "Através desta pesquisa os alunos puderam reconhecer o trabalho de resgate da cultura negra realizada pela comunidade. Este projeto foi ousado, pois levou alunos pesquisadores a comunidade para a produção de um material etnográfico que será utilizado inclusive dentro da própria comunidade, fortalecendo assim a cultura deste povo", destacou Welcia.
Educação - A Seduc está presente no VIII Salão do Livro do Baixo Amazonas através do Espaço Educação e leva ao público visitante projetos educacionais desenvolvidos em aproximadamente 35 escolas da Rede Estadual, movimentando cerca de 600 alunos de quatro municípios da região. A Seduc também disponibiliza durante todo o período do Salão, o bônus Credlivro, em torno de 400 mil para mais de dois mil servidores da secretaria no Baixo Amazonas.
O Salão é realizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém.
Serviço:
VIII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas
Data: de 6 a 15 de novembro
Local: Parque da cidade Espaço Pérola Tapajós
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 9h às 22h e aos sábados, domingos e feriado de 15h às 22h.