Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

Serviços de saúde voltados ao bem-estar dos servidores marcam o aniversário de 22 anos da ADEPARÁ

A programação ofertou vacinas contra influenza, tétano e hepatite, verificação de pressão arterial, consultas com nutricionistas e avaliação oftalmológica

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
17/09/2024 17h32

Um dos órgãos estaduais de maior capilaridade, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) completou 22 anos nesta terça-feira, 17. Com aproximadamente mil servidores e presente nos 144 municípios paraenses com unidades de atendimento ao produtor rural, a Agência comemorou a data oferecendo serviços de saúde aos seus servidores.

A programação, realizada na sede da Agência em Belém, ofertou vacinas contra influenza, tétano e hepatite, verificação de pressão arterial, consultas com nutricionistas e avaliação oftalmológica.

Para o diretor administrativo financeiro, Jefferson Oliveira, a Agência, que atua na saúde animal e na sanidade dos vegetais que vão chegar à mesa da população, a iniciativa realizada hoje, 17, visa proporcionar saúde e bem-estar para os servidores, para que eles possam exercer as suas atividades em um ambiente de trabalho saudável.

Servidores que atuam no campo como a fiscal agropecuária Elane Queiroz reconhecem a importância do evento em celebração ao aniversário do órgão. "Nós passamos um bom tempo aqui na agência, então essa contrapartida é muito importante, os serviços de vacinação por conta da saúde, a questão do exame de vista, que só traz benefícios, testagem, nutricionista, então são vários serviços úteis que trazem bem-estar para o servidor", frisou.

Para marcar a data, além de serviços de saúde, a comemoração teve bolo de um metro e meio e um parabéns especial, no recém inaugurado restaurante da Agência.

O diretor-geral da ADEPARÁ, Jamir Macedo, ressaltou a importância da Agência para fortalecer a produção agropecuária do Estado e o papel fundamental que os servidores da ADEPARÁ desempenham nos 144 municípios paraenses realizando a vigilância sanitária, a fiscalização agropecuária, o cadastramento de produtores e propriedades rurais e o monitoramento das cadeias produtivas, promovendo a sanidade agrícola e pecuária.

"É um trabalho louvado e digno de servidor público, que pratica a defesa agropecuária, por isso hoje decidimos homenagear alguns servidores que estão há muito tempo conosco realizando esse trabalho no campo para melhorar ainda mais a vida do pequeno, médio e grande produtor rural", disse o diretor ao fazer a entrega de certificados para servidores que se destacaram nos serviços prestados.

Nos últimos anos, a história da ADEPARÁ tem sido escrita por uma gestão composta por diretores de carreira, fiscais estaduais agropecuários que conhecem bem a atividade fim da Agência. Como a diretora de defesa e inspeção vegetal, Lucionila Pimentel, que ingressou na Agência ainda jovem e atuou em Tomé Açu. “Nós viemos lá da ponta, nós sabemos o que é fazer defesa agropecuária. Nós conhecemos o nosso estado, de norte a sul, de leste a oeste. A gente está levando condições dignas para o nosso servidor que está lá nos municípios mais distantes. Então, com muita perseverança nós estamos conseguindo fazer história da defesa agropecuária no Estado do Pará. Estamos juntos para fortalecer nosso serviço, fortalecer nossa agência e colocar realmente o serviço público, o serviço de defesa, que o setor produtivo merece e precisa”, ressaltou a engenheira agrônoma.

Em 22 anos de existência, a ADEPARÁ vem criando políticas públicas inclusivas, como o selo artesanal para os produtos de origem vegetal e animal, que inserem os pequenos agricultores no mercado legal, agregando valor à produção regional. Ações de educação sanitária em várias regiões no Estado, garantindo melhor orientação à população. E agora, o novo desafio da agência é identificar todos os animais bovinos e bubalinos em trânsito do Pará até dezembro de 2025, para manter a sanidade do rebanho e abertura de novos mercados, fortalecendo a produção pecuária.

De passagem por Belém para o lançamento do Seminário Nacional de Insumos Agrícolas (Senagri), que será realizado em 2025 na capital paraense, o presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), Paulo Emílio Torres, prestigiou o aniversário da ADEPARÁ. “É uma felicidade coincidentemente eu estar aqui. Vi essa agência nascer porque já estava na ADAB desde 1999. Sabemos da importância que a Defesa Agropecuária tem para o nosso país e para o Pará, que é um estado grandioso. O trabalho que cada um de vocês faz aqui deixa todos nós muito orgulhosos. Parabéns, que venham mais de 20 anos!”, festejou. 

O engenheiro-agrônomo Luiz Guamá, fiscal agropecuário e gerente do programa de agrotóxicos, foi um dos servidores homenageados. Ele está na Agência desde a sua criação e 

“É um orgulho fazer parte da família ADEPARÁ. Aqui estamos todos juntos, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, auxiliares administrativos, técnicos agrícolas, todos nós hoje somos uma única família. Estamos aqui festejando 22 anos de realizações. Porque quando somamos o que fizemos e o que perdemos, a diferença para o que fizemos é muito grande. Haja visto o local onde nós estamos, um prédio novo, um local com mais estrutura para trabalhar. Estamos avançando cada vez mais e transformando a nossa agência numa, de fato, referência para a defesa agropecuária brasileira”.

ADEPARÁ - A Agência de Defesa está presente nos 144 municípios paraenses com 176 estruturas físicas, são gerências regionais, unidades locais de sanidade agropecuária, escritórios e postos de fiscalização. Para o atendimento do produtor rural, a Agência conta com um corpo técnico de 188 médicos veterinários e 120 engenheiros agrônomos, além de auxiliares de campo, técnicos agrícolas e servidores administrativos.