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‘Super heróis’ ajudam crianças internadas na Santa Casa a participarem dos cuidados voltados à Segurança do paciente

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
17/09/2024 16h58

O que o Doutor Cipe, Super Idiel e Agente Mega têm em comum? Eles são três dos personagens de uma cartilha elaborada pela Santa Casa para apresentar de forma lúdica para as crianças internadas, as seis metas de segurança do paciente, que são a Identificação do paciente; a Comunicação efetiva; o Uso seguro de medicamentos; a Cirurgia segura; a Higienização das mãos (prevenção do risco de infecções) e a Prevenção do risco de queda e lesão por pressão.

E em comemoração ao Dia Internacional de Segurança do Paciente, 17 de setembro, os heróis, que representam cada uma das metas, saíram das páginas da cartilha e foram dar uma volta na enfermaria pediátrica da Santa Casa.

“A ação foi promovida pela Gerência de Pediatria da Santa Casa, em comemoração a 17 de setembro, que é o Dia Mundial de Segurança do Paciente. De forma lúdica, os alunos de enfermagem da Faculdade Cosmopolita se fantasiaram dos heróis das seis metas de segurança do paciente, cada um com o seu poder conforme a sua meta”, conta a enfermeira Sabrina Almeida, umas das coordenadoras da ação na pediatria e idealizadora da cartilha.

Além dos personagens que ganharam vida, as crianças junto com seus acompanhantes assistiram as encenações, preencheram as atividades da cartilha kids para fixar e memorizar as orientações e metas e receberam brindes.

Mãe de paciente internado, Ana Carolina Fortunato participou da atividade e acredita que com as informações ela também pode ajudar que as metas sejam cumpridas no cuidados do filho de 4 meses.

“As informações foram dadas de forma divertida, mas são metas muito importantes como o uso da pulseira de identificação do paciente. Agora eu sei que a identificação é importante para saber se a medicação ou até a alimentação que está vindo é pra ele mesmo”, falou a mãe.

A atividade também contribui com a formação dos futuros profissionais de saúde, como o estudante de enfermagem Michel Costa.

“Foi uma experiência incrível pra todos nós, acadêmicos, e ainda mais sobre esse tema que é mundial no qual falamos sobre a segurança do paciente, de forma lúdica e diferenciada para a pediatria, o que é muito importante, principalmente porque o profissional de enfermagem tem por objetivo prestar assistência ao indivíduo/família e comunidade de maneira a promover a saúde e prevenir doenças, de forma criativa, empática, dedicada e respeitando a dignidade do ser humano”, conclui o estudante.

Dia Mundial da Segurança do Paciente - O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi criado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de mobilizar desde pacientes, profissionais de saúde e pesquisadores, até órgãos formuladores de políticas e prestadores de serviços de saúde para a busca da segurança do paciente. As metas de segurança do paciente são diretrizes também definidas pela OMS, juntamente com a Joint Commission International (JCI) para melhorar a segurança dos pacientes e a qualidade assistencial nas instituições de saúde em todo o mundo. 

Na Santa Casa do Pará, o monitoramento da execução das metas é uma atribuição do Núcleo de Qualidade e Segurança da instituição, como explica a enfermeira Camila Negrão, assessora de Qualidade e Segurança da Santa Casa. 

“São desenvolvidas ações alusivas de capacitação semestrais para todos os profissionais da instituição referente ao Dia Nacional da Segurança do paciente (01/04) e ao Dia Mundial de Segurança do Paciente (17/09) para que todos estejam engajados com as melhores práticas de segurança. O cumprimento dessas ações reflete diretamente na melhoria dos resultados e na conquista da certificação nacional pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, futuramente, acreditação internacional Qmentum” afirma a assessora.

Cada meta de segurança tem uma função dentro do objetivo maior de garantir a segurança do paciente na Santa Casa:

1. Identificação correta do paciente: Visa garantir a identificação correta do paciente em todas as etapas de cuidados, certificando que a pessoa que está recebendo o atendimento/procedimento é a pessoa correta. 

2. Comunicação efetiva: Tem como objetivo melhorar a comunicação entre os profissionais e entre os profissionais e pacientes/familiares/cuidadores com intuito de proporcionar maior qualidade na assistência e cuidado prestado. 

3. Uso seguro de medicamentos: Tem por finalidade garantir segurança na prescrição, dispensação e administração de medicamentos. 

4. Cirurgia Segura: Tem como objetivo assegurar que as cirurgias sejam realizadas de forma segura, no paciente certo, local certo e com o procedimento certo.

5.  Higienização das mãos:  A higienização das mãos tem como finalidade a prevenção de infecções associadas a assistência em saúde, sendo uma medida simples, de baixo custo, porém com um impacto relevante. 

6. Prevenção de Queda e Lesão por Pressão: Visa reduzir o risco de queda e lesões por pressão nos pacientes atendidos.