Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado assina Ordem de Serviço para obras de ampliação do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém

O hospital contará com cinco pavimentos e passará a ofertar 347 leitos, 142 a mais, melhorando o atendimento à população da região

Por Gustavo Pêna (SEOP)
13/09/2024 14h44

O governador do Estado, Helder Barbalho, assinou, na manhã desta sexta-feira (13), a Ordem de Serviço para o início das obras de ampliação e modernização do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém. A obra vai garantir o aumento da cobertura e descentralização do acesso à saúde para a população santarena e do oeste paraense.

"Hoje é um dia muito importante, pois garantimos a ampliação e a oferta de serviços para Santarém e a toda a Região do Baixo Amazonas. Este hospital, com a função de atender toda a região, necessita da sua ampliação. E, por isso, hoje, iniciamos as obras de ampliação de leitos, de serviços e especialidades médicas. Estamos saindo de 205 leitos para 347, sendo 64 leitos de UTI. Isso permitirá que novos serviços sejam implementados e haja rapidez no atendimento. Isto significa, acima de tudo, a oportunidade de nós darmos uma resposta, uma solução para a saúde da região e, particularmente, para Santarém", disse o governador Helder Barbalho.

O chefe do Executivo estadual destacou que o Governo do Pará faz investimentos em outros hospitais para fortalecer a rede de saúde dos moradores da Região de Integração Baixo Amazonas.

"No próximo dia 1 de outubro vamos entregar o Hospital Regional de Oriximiná, já abrindo as portas para atendimento, e isso já reduz a pressão sobre o sistema de Santarém. Estamos investindo nos hospitais em Óbidos, Juruti, Monte Alegre, Almeirim e hospital em Alenquer. Cinco cidades que vem recebendo investimentos do Estado para reforçar as suas estruturas municipais, para que nós não necessitemos do que acontece hoje, que qualquer problema de saúde é colocar em um barco e transferir para Santarém, tendo que dar conta de toda a região", completou Helder Barbalho.

Executado através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), os serviços de ampliação e modernização do Hospital Regional do Baixo Amazonas irão aumentar a área construída atual de 19.620m² para 29.740 m². O investimento do Governo do Pará que levará às melhorias nos serviços de saúde do HRBA será de R$ 201.500.000,00.

O hospital contará com cinco pavimentos, o que será importante para o aumento da oferta de leitos, saindo dos 205 atuais para 347 leitos – 142 a mais -, sendo 63 de UTI e 284 de internação. Também serão criados novos setores de Medicina Nuclear (Oncologia) e de Pesquisa e Ensino.

João MendesO autônomo João Mendes sofreu um infarto e foi transferido do município de Altamira para Santarém, onde ficou internado no Hospital Regional do Baixo Amazonas. Ele destacou a importância do investimento do Estado em obras que trazem melhoria da saúde da população.

"Tive essa fatalidade e, graças a Deus, temos que um governo que olha para aquela que é a maior obra, o ser humano. Isso que é importante. Fiquei sete dias entubado aqui no Hospital Regional, tive uma pneumonia forte, e graças ao empenho e dedicação dos médicos daqui, sou um milagre vivo. Temos um governador que tem um olhar por todo o Pará, não só para a Região Metropolitana, mas também o Baixo Amazonas, oeste, Xingu estão bem acolhidos. A ampliação desse hospital vai proporcionar mais atendimentos para os pacientes, contribuindo para o salvamento de mais vidas", falou.

A obra de ampliação e modernização do HRBA trará aos pacientes nova área de acolhimento, quimioterapia (adulto e pediátrico), hemodiálise, centro cirúrgico, radioterapia, setor de internação (enfermarias), UTI’s, ambulatório e coleta e abrigo de resíduos.

"A assinatura da Ordem de Serviço por parte do governador Helder Barbalho é mais uma demonstração do esforço do Governo do Estado em melhorar a qualidade de vida dos paraenses, em todos os municípios. A ampliação do Hospital Regional do Baixo Amazonas aumenta a capacidade de leitos, trazendo mais modernidade, atendendo as mais diversas especialidades. É mais um investimento para dar dignidade aos que tanto precisam dos serviços públicos", pontuou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.