Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Natea Caetés amplia acolhimento com atendimento individualizado para responsáveis

Em Capanema, o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista dos Caetés fortalece o suporte às famílias com Programa de Atenção ao Cuidador

Por Governo do Pará (SECOM)
29/01/2026 08h36
Em Capanema, Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés amplia atendimento às famílias

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, vem fortalecendo o suporte às famílias por meio do Programa de Atenção ao Cuidador (Proac), que agora passa a contar com atendimento individualizado e grupal aos pais e responsáveis, conduzido pela psicóloga da unidade.

De novembro de 2025 até 27 de janeiro deste ano, a iniciativa já atendeu cerca de 75 pais e cuidadores. Antes, o serviço se voltava principalmente para ações em grupo, como rodas de conversa e palestras educativas, agora, o trabalho ganha um novo formato ao oferecer uma escuta mais personalizada, permitindo que cada cuidador possa falar com maior profundidade sobre suas vivências, inseguranças e desafios do cotidiano de quem cuida de crianças com autismo.

A proposta reforça o cuidado integral desenvolvido pelo Natea, ao reconhecer a importância do acolhimento emocional e da saúde mental dos pais e responsáveis. Para Jamile Cristina Teixeira Miranda, de 29 anos, mãe de João Guerreiro Teixeira Miranda, de 10 anos, que realiza terapias na instituição, desde 2023, o Proac representa um espaço essencial de acolhimento e escuta às famílias.

“Desde que participo desse programa, me sento ouvida como mãe. Foi um espaço onde consegui tirar muitas dúvidas e compartilhar minhas vivências. Com esse cuidado individualizado, esse acolhimento ficou ainda mais importante, porque a gente consegue falar das nossas inseguranças e da nossa realidade de forma mais pessoal. Esse olhar individual faz toda a diferença para cada pai e cada cuidador”, afirmou Jamile Cristina.

A psicóloga, Ana Paula, do Natea Caetés destaca que o atendimento individualizado dentro do Programa de Atenção ao Cuidador (Proac) é fundamental para fortalecer o cuidado com as famílias. “Essa escuta individual permite compreender a rotina de cada cuidador, ouvir suas dúvidas e orientar sobre como dar continuidade às terapias em casa. O processo terapêutico não acontece apenas no atendimento em sala, ele precisa desse alinhamento com a família, para que os pais se sintam seguros e preparados para acompanhar o desenvolvimento da criança no dia a dia”.

O Natea Caetés é composto por equipe multiprofissional, com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, serviço social, enfermagem e cuidadores, e integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC).

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizada na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto de Felipe Brito / Ascom CHC