Embaixadora da República Tcheca visita a Uepa para discutir parcerias educacionais
A expectativa é que, nas próximas semanas, sejam desenvolvidas conversas e trocas de experiências para o desenvolvimento de um futuro termo de cooperação
A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havlíková, realizou uma visita oficial à Universidade do Estado do Pará (Uepa) na manhã desta sexta-feira, 13. Recebida pelo reitor da instituição, Clay Chagas, pela vice-reitora, Ilma Pastana, a visita marcou o início de discussões sobre possíveis parcerias entre universidades tchecas e a Uepa, com o objetivo de fortalecer a cooperação acadêmica e cultural entre Brasil e o país.
Durante o encontro, a embaixadora Pavla destacou a importância de estreitar os laços educacionais entre os dois países, enfatizando que “o objetivo da reunião é criar pontes para o intercâmbio”. O encontro permitiu um estudo e avaliação possível colaboração de projetos entre os países.
Clay Chagas, por sua vez, expressou seu entusiasmo com a proposta e ressaltou o potencial das parcerias internacionais para o desenvolvimento acadêmico da instituição. Para ele, o processo de aceleração da internacionalização da universidade começa por meio das pós-graduações, portanto, o primeiro passo para as cooperações é “conhecer e ter um primeiro contato com as universidades para conhecer as linhas de interesse para conhecer os projetos e avaliar as formas de cooperação”.
Também participaram do encontro o Consul Honorário no Pará, Luiz Ernane Malato, que destacou a Uepa como referência de ensino superior, o diplomata do Ministério das Relações Exteriores, Unaldo Vieira de Souza, e o professor e arquiteto Marco Maio. Integrando a gestão da Uepa, estiveram presentes o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Jofre Freitas, a diretora de desenvolvimento à pesquisa, Luanna Fernandes, o coordenador de relações internacionais, André Diniz, e a chefe de gabinete da Uepa, Valdete Garcia.
A visita da embaixadora e da comitiva é um passo significativo para fomentar a internacionalização da Uepa e fortalecer as relações acadêmicas entre o Brasil e a República Tcheca. A expectativa é que, nas próximas semanas, sejam desenvolvidas conversas e trocas de experiências para o desenvolvimento de um futuro termo de cooperação.