Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRÁTICA IMPORTANTE

Turismo Responsável norteia ações da Setur em Mosqueiro e Dom Eliseu

Ações abordaram questões de sustentabilidade, proteção de crianças e adolescentes e o desenvolvimento de negócios de impacto no turismo

Por Sâmia Maffra (SETUR)
13/09/2024 13h26

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou duas ações de Turismo Responsável, durante esta semana, no distrito de Mosqueiro e em Dom Eliseu, no nordeste paraense. O objetivo foi conscientizar sobre a importância das práticas de turismo seguro, abordando questões de sustentabilidade, proteção de crianças e adolescentes e o desenvolvimento de negócios de impacto no turismo.

Em Mosqueiro, no período de 9 a 13 de setembro, os prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagem, bares e restaurantes, gestores municipais e associações) receberam visitas de sensibilização da Setur, com distribuição de material informativo sobre práticas de prevenção e enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes no turismo. A Agência Distrital de Mosqueiro recebeu ainda treinamento e apoio técnico da Secretaria para atualização do Sistema da Plataforma de Inventário Turístico. 

O distrito foi escolhido por ser uma ilha balneária que apresenta uma grande quantidade de atrativos e serviços de apoio ao turismo, principalmente meios de alimentação e hospedagem, o que gera um grande fluxo de pessoas.

“Devido a esse fluxo, são necessárias ações de Turismo Responsável, para a promoção de uma cultura de respeito, garantindo que o turismo em Mosqueiro respeite e valorize a integridade da comunidade local, dos turistas e profissionais do setor, contribuindo para um ambiente seguro e protegido para todos”, avalia Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur.

O trabalho da pasta do turismo é feito através de visitas técnicas, distribuição de material informativo e capacitação dos prestadores de serviços de apoio ao turismo. “As visitas ocorrem para avaliar as práticas e infraestruturas dos estabelecimentos de hospedagem e alimentação, permitindo um diálogo mais próximo da Setur com os profissionais do setor. Nos locais são fornecidas orientações práticas sobre a implementação de políticas de proteção e medidas preventivas contra violências que podem ocorrer nos estabelecimentos. As recomendações geradas são fundamentais para ajustar e fortalecer os protocolos de proteção e segurança, garantindo que sejam eficazes e adaptados às necessidades específicas de cada local”, explica Almeida.

A distribuição de material informativo é outra ação importante para a divulgação da campanha “Turismo Responsável que transforma: enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes em contexto de turismo” através da distribuição de cartaz impresso e digital com QR Code habilitado para o acesso ao Código de Conduta Brasil contra a exploração de crianças e adolescentes no turismo.

Dom Eliseu - Já em Dom Eliseu, entre os dias  10 a 12 de setembro, a Setur realizou uma oficina com o tema “Desafios e Oportunidades para o Turismo Responsável”, além de visitas técnicas e de sensibilização aos meios de hospedagem e na Secretaria de Turismo local somando esforços para conscientizar profissionais e agentes locais da importância das práticas de turismo seguro. 

Balanço - Em 2024, a Setur já realizou 15 ações de Turismo Responsável nos municípios de Belém, Belterra, Altamira, Salinópolis, Oriximiná, Castanhal, Jacareacanga, Barcarena, Abaetetuba, Ourém, Dom Eliseu, Oeiras do Pará, Soure e Distrito de Mosqueiro.