Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Aluno de escola estadual será jovem embaixador nos Estados Unidos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/11/2015 17h07

O aluno Ruan Rodrigues, de 16 anos, da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, vai representar o Pará e, consequentemente, o Brasil no Programa Jovem Embaixador. Ele foi o único paraense selecionado para participar da iniciativa em 2016 entre os 50 estudantes da rede pública de ensino selecionados em todo o país. O estudante viaja no dia 8 de janeiro de 2016 para Washington, capital americana, e de lá poderá conhecer outras cidades dos Estados Unidos, permanecendo no país até o dia 31 do mesmo mês.

Os participantes são divididos em subgrupos, e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Depois são hospedados por uma família americana, assistem a aulas, interagem com jovens da mesma idade, participam de atividades culturais, de responsabilidade social, empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil. O objetivo é promover o fortalecimento da educação pública por meio dos jovens, transformando-os em modelos para os colegas e a comunidade.

O programa é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com os setores público e privado brasileiro e americano, que beneficia, com uma viagem de três semanas, alunos da rede pública do Brasil com excelente desempenho escolar, que falam inglês fluentemente, pertençam à camada socioeconômica menos favorecida, tenham perfil de liderança, prestem serviço voluntário e sejam exemplos em suas comunidades.

Ruan Rodrigues é aluno do terceiro ano do curso integrado de eletrônica. Ele desenvolve projeto com um grupo de jovens em que são desenvolvidas ações que buscam a integração deles na sociedade, com boas práticas cidadãs e melhor perspectiva de vida para a construção de uma sociedade mais justa. Ele estuda inglês desde os 11 anos de idade e tem excelente desempenho escolar. “É uma honra muito grande representar o meu Estado e também o meu país. Está sendo a realização de um sonho. Vai ser muito importante para a minha vida como estudante, pois novos horizontes vão surgir”, declara.

Os custos da viagem são cobertos pela Embaixada dos Estados Unidos e pelos parceiros do programa, incluindo passagens domésticas e internacionais de ida e volta, orientação pré-partida, custos com a implementação do programa (agenda de atividades, coordenadores e transporte local), hospedagem e alimentação, seguro-saúde para a viagem e auxílio para compra de roupas de frio.

O programa tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ministério da Educação (MEC) e da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos, assim como de empresas do setor privado, como Federal Express (Fedex), Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil S. A., Microsoft, Carlson WagonlitTravel, United Airlines, Banco Bradesco e as Câmaras Americanas de Comércio de São Paulo e do Rio de Janeiro.